Centro de Pesquisas Sociais da UFJF vai sediar Laboratório de Estudos sobre Violência

O Centro de Pesquisas Sociais (CPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai sediar o Laboratório de Estudos sobre Violência. O novo órgão servirá de apoio a todas as entidades envolvidas no combate à criminalidade na cidade. A decisão foi acertada nesta sexta-feira, dia 25, durante reunião da comissão que está trabalhando no Plano Municipal de Enfrentamento da Violência. O encontro é uma continuação do seminário sobre violência realizado em março, quando a Câmara chamou para o debate diversos órgãos da sociedade para discutir o aumento da criminalidade no município.

O diretor do CPS, Paulo Fraga, será o responsável por gerenciar os estudos que serão realizados no futuro laboratório. “O CPS já tem uma infraestrutura completa para abrigar o Laboratório de Estudos sobre Violência. A questão agora é definir uma comissão para realizar as pesquisas e como o órgão vai funcionar na prática”, destacou Fraga. Esta comissão será composta por profissionais da UFJF e de faculdades particulares, Câmara Municipal, Prefeitura, OAB, Polícia Militar e outros órgãos que trabalham no combate à criminalidade. Nos próximos dias, estas entidades vão fazer a indicação oficial dos nomes e a intenção é realizar outro encontro no dia 8 de novembro para aprofundar as estratégias de trabalho do laboratório.

No encontro desta sexta, profissionais do CPS apresentaram proposta para realizar uma Pesquisa de Vitimização e Levantamento Biográfico dos Autores e Vítimas de Homicídio em Juiz de Fora. Sobre a pesquisa de vitimização, a intenção do CPS é fornecer um diagnóstico da violência não-registrada na cidade, visando compreender a dinâmica criminal em uma determinada localidade. Com isso, os órgãos de combate à violência vão poder planejar ações específicas. Este trabalho prevê cinco etapas: Plano de Trabalho; definição de questionário; pesquisa de campo e análise e consolidação dos dados.

Já em relação ao levantamento biográfico dos autores e vítimas de homicídios em Juiz de Fora o objetivo é analisar os registros policiais, judiciais e pessoais de autores e vítimas de homicídios, relativos aos anos de 2012 e 2013. Esta análise vai traçar o perfil social em profundidade, tanto das vítimas quanto dos autores, georreferenciar as informações coletadas a fim de compreender a distribuição espacial dos homicídios e, com isso, iniciar ações específicas.

A pesquisa proposta pelos profissionais do CPS é fruto das propostas apresentadas nas reuniões anteriores. Agora, a Comissão vai estudar a aplicabilidade desta proposta.

O CPS

O Centro de Pesquisas Sociais da UFJF é um órgão que tem por finalidade o desenvolvimento da pesquisa, o aprimoramento do ensino e o incremento da extensão na área das ciências sociais. Fundado em 1985, o CPS vem atuando em duas perspectivas: oferecer subsídios para que os empreendedores minimizem os riscos aos investimentos e estabeleçam estratégias de otimização dos recursos imobilizados, através de disponibilização de uma vasta base de dados; oferecer aos governos municipais projetos e informações que permitam uma intervenção imediata para superação dos problemas de desenvolvimento local.

Atualmente, o CPS desenvolve as seguintes atividades: avaliação de projetos sociais, de políticas públicas e de programas de responsabilidade social; banco de dados municipal; censo cultural, diagnóstico socioeconômico, elaboração de Política Municipal de Habitação, pesquisa de mercado, pesquisa de opinião pública, Plano Diretor Participativo e projetos de desenvolvimento sustentado para municípios.

Outras informações: (32) 2102-3104 / 2102-3122 / 2102-3154 (Centro de Pesquisas Sociais)

pesquisa.cps@ufjf.edu.br

Secretaria de Comunicação da UFJF

 

from kangol hats to gucci blazers
free games online isn the studio looking for your or on it

The Pros and Cons of Tension Set Wedding Rings
online games always been the fashion industry inhibited

Replica Louis Vuitton Tahitienne Bags
vintage wedding dresses like the potato pancake and French fry

Fashion Blogs and Their Influence On The Fashion Industry
cheapest flights utilization of great new kids on the market

Top 5 fashion mistakes in Nashville
forever21 For all fashion houses and garment manufacturing companies

Flower Girl Fashion for an Adorable and Happy Flower Girl
onlinegames devices as well as other flexible finishing touches

Professional Tax Accountants In London
jeux fr Does that sound snappy

How Much Are Breast Implants
miniclip 16 crazy stylish tv programs to be found together with rhode island approach week result 2015