Centro de Tecnologia da UFC convidado a fazer parceria com ITA

 A Universidade Federal do Ceará foi convidada pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para integrar uma cooperação, junto a outras quatro instituições federais de ensino superior brasileiras, até 2017, visando renovar o ensino em Engenharia e dar suporte à expansão do ITA. Em contrapartida, a UFC participará de discussões pedagógicas a respeito da formação de engenheiros, desenvolverá pesquisas com o Instituto e viabilizará intercâmbios.

O documento que detalha o convênio aponta como um dos objetivos do ITA “ampliar em 50% o número de alunos inscritos em sua pós-graduação” e disseminar entre as instituições parceiras um “modelo inovador de educação em Engenharia”, norteado pelo estímulo ao empreendedorismo e liderança entre os alunos. O Diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. José de Paula Barros Neto, ressalta a necessidade de atualização constante nas graduações tecnológicas e a importância do apoio do ITA nesse sentido. “Temos como meta estar entre os 10 principais centros de tecnologia do País e precisamos nos espelhar nos melhores”, argumenta.

Sobre o novo perfil de engenheiros exigido pelo mercado de trabalho, Barros Neto aponta que, na maioria dos cursos do CT, os alunos formaram empresas juniores, experiência que os ajuda a planejar e gerenciar processos. “Apesar de serem cursos tradicionais, há a abertura para inovações”, afirma. O Diretor Adjunto de Relações Interinstitucionais do CT, Prof. João César Moura Mota, considera que o fato de haver muitos alunos cearenses no ITA foi preponderante para a UFC ser convidada a integrar esse seleto grupo de cinco universidades.

Além disso, aponta ele, há um histórico favorável de parcerias entre as duas instituições, pois há duas décadas UFC e ITA têm buscado a aproximação institucional. “Há uma relação de longa data que se intensifica cada vez mais”, afirma. No início de junho, a UFC receberá uma delegação do ITA chefiada pelo próprio Reitor, quando será apresentada uma proposta de trabalho pelos professores da UFC. O documento vem sendo formulado por uma comissão, coordenada pelo Prof. João César, e apresentará objetivos que a Universidade pretende consolidar nos próximos quatro anos. Para elaborar a proposta, a diretoria do Centro de Tecnologia tem consultado seus chefes de Departamentos e coletado sugestões de ações.

Fonte: Prof. José de Paula Barros Neto, Diretor do Centro de Tecnologia da UFC – fones: 85 3366 9600 / 3366 9601

Ascom UFC

SF Hickey Freeman store is closing
watch game of thrones online free I do think they can look ridiculous

Integrating Business Ethics and CSR into the business school curriculum
free games online it’s hard not to take it personally

Buy Affordable Ladies Designer Clothes
online games tips to brew a stylish plus cool fashion store name

12 Day Grapefruit Diet Menu
forever 21 earn money figured out how to forestall worrying and in addition take great delight in the damage ru

Monet Jewelry announces newly launched e
onlinegames If you self conscious about the shirts looking weird across the hips

Designed with History and Meaning
jeu gratuit oat diet night clubs

Fashion Star winner Kara Laricks unveils exclusive H collection
games preppy attire traits

Some Thoughts on Balding and Hair Loss
ballkleider and then wrap the strap across your feet