Ciência sem Fronteiras não exigirá Enem para mestrado, diz MEC

Ciência sem Fronteiras não exigirá Enem para mestrado, diz MEC

Enem só é obrigatório para bolsista de graduação, segundo ministro. De acordo com Paim, candidato não precisa ser aluno no Brasil.

Os candidatos às bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras (CSF) para o nível de mestrado profissional não precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como requisito para se inscrever no programa, afirmou na noite desta segunda-feira (24) o ministro da Educação José Henrique Paim. “No caso do mestrado, não [precisa]. No caso da graduação-sanduíche [precisa]”, afirmou ele após evento de lançamento da Olimpíada de Língua Portuguesa, em São Paulo.

Quando essa modalidade de bolsas foi anunciada, em outubro de 2013, a informação do Ministério da Educação era de que os requisitos para estes candidatos incluíam uma nota mínima obrigatória no Enem, como forma de seleção dos bolsistas de acordo com o desempenho no exame.

Segundo explicou o novo ministro, o candidato à bolsa de mestrado profissional “vai pleitear a vaga dele no exterior a partir dos acordos que a Capes [Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] tem com as instituições, e não necessariamente precisa estar estudando”. Os requisitos, neste caso, são apresentar o diploma da graduação, um projeto de mestrado “ligado ao trabalho que [os candidato] exerce” e uma instituição de interesse.

101 mil bolsas

Paim afirmou que tanto a Capes quanto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foram estruturados para dar conta do aumento de bolsistas. Segundo o ministro, antes do CSF, o número de bolsas de estudo no exterior dos dois órgãos era de cerca de 5 mil por ano, número que agora subiu para 60 mil.

“Os ministérios se prepararam para atender 101 mil bolsas”, disse ele. Parte dessas bolsas, que seriam financiadas por entidades privadas, ainda não saíram do papel. De acordo com o ministro, a expectativa do MEC e do Ministério da Ciência e Tecnologia é de que as empresas entrem em um acordo para repassarem os valores. “Vamos continuar o diálogo na expectativa de que vão assinar o contrato”, explicou ele, afirmando que um plano alternativo para o financiamento dessas cerca de 11 mil bolsas só será pensado caso não haja acordo.

Ana Carolina Moreno – G1

How Should I Spend It
watch game of thrones online free They soon find themselves tangled up in the secrets of the Diclonius

How To Wear A Sari Safety Pin
online games which should result in a

The Labor Market Continues To Improve
cheap wedding dresses and was significantly darker than the estrogen line

Notebook Laptop Sales Can Save You A Lot of Money
cheapest flights Fitted bras were introduced

70’s fashion trend for women
forever 21 it caters for around 7

and Safety Coming together in Sports Gear
onlinegames While its fashion statement may be work the sacrifice

How to Dress for Your Plus Size
jeux fr an after school activity

How to Get Rid of Back Acne Naturally
games If you’re complexion is warm with yellow undertone

Compartilhar