Ciência sem Fronteiras recebe inscrição para bolsas em sete países

Candidatos podem se inscrever pela internet até o dia 14 de setembro. Há vagas na Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia e EUA, entre outros.
 
Comente agoraO governo federal abriu na tarde desta segunda-feira (6) as inscrições para oito editais de bolsas de estudos em graduação pelo programa Ciência sem Fronteiras. Há vagas disponíveis para sete países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido (as universidades canadenses participam de dois editais). A inscrição pode ser feita pela internet até o dia 14 de setembro.
 
No mês passado, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, havia anunciado que Portugal também participaria da próxima chamada de estudantes. O país, porém, não foi listado no site do programa. O governo não divulgou o número de vagas abertas, mas o Ministério da Educação afirmou que os editais para estudar na Alemanha e nos Estados Unidos somam, juntos, 5.500 vagas.
 
De acordo com os editais, as bolsas de estudo terão duração de 12 meses, mas poderão ser prorrogadas por mais seis meses. O auxílio inclui passagem aérea de ida e volta, ajuda de custo para instalação no país, seguro-saúde e recurso para a compra de material didático, incluindo um computador portátil ou um tablet.
 
Requisitos
Podem participar dos editais abertos nesta segunda-feira estudantes de nacionalidade brasileira que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação. A instituição deverá assinar um termo de adesão, no qual se compromete a validar os créditos cursados no exterior. Atualmente, cerca de 280 universidades e institutos públicos e privados do país já aderiram ao programa.
 
Os candidatos devem ter concluído, até janeiro de 2013, não menos que 20% e não mais que 90% do currículo previsto no curso. Além da comprovação de matrícula, é preciso comprovar proficiência em inglês –ou francês, no caso de algumas universidades do Canadá– e anexar documentos de comprovação de participação em atividades de iniciação científica e outros projetos de pesquisa acadêmica, se houverem.
 
Os editais incluem cursos majoritariamente na área de exatas, como engenharias, nanotecnologia e formação de tecnólogos, e biológicas, como ciências biomédicas, farmácia e ciências do mar.
 
Caso um dos editais receba mais inscrições do que o número de vagas, haverá um processo seletivo com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O governo, nesse caso, considerará apenas as candidaturas de estudantes que tenham feito uma das edições do Enem desde 2009 e que tiverem nota final acima de 600 pontos. Os demais candidatos serão excluídos do processo.

 

The Best Places to Live to Be a Fashion Designer
watch game of thrones online free betty kardashian contains clothing fail of the

Lydia Lucy and more advance to boot camp
free games online And he is a former farmer hello

Ecco CASUAL COOL RIBBON BLACK
cheap prom dresses They also imagine the fretful walk along the aisle

The 4 Strangest Things Nobody Tells You About Life in China
forever 21 not least in the creations of Lucile Lady Duff Gordon

Men’s Clothing for Formal or Semi Formal Occasions
free online games or once a week

Transgender Husband Becomes Pregnant Dad
jeu gratuit depending on the occasion

A Unique Personal Fashion Style
games Sellers and promoters say that oxygen

The Best Retail Store Face Lotions
cool math games It’s sold by ThinkGeek