Cientista de Taiwan que ganhou Nobel de Química faz conferência na UFMG

Cientista de Taiwan que ganhou Nobel de Química faz conferência na UFMG

Yuan Tseh Lee, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1986, fará conferência na UFMG na próxima segunda-feira, 3 de maio, a partir de 9h, no auditório da Reitoria, campus Pampulha. Lee vem ao Brasil participar também de atividades programadas pela Academia Brasileira de Ciências. Na UFMG, ele abordará o tema Dinâmica de reações químicas e processos fotoquímicos.

Nascido em Taiwan, o pesquisador precisou aguardar o fim da Segunda Guerra Mundial para retornar às aulas, no terceiro ano do ensino fundamental. Ainda em seu país, realizou estudos de graduação e mestrado. Em 1962, mudou-se para os Estados Unidos, onde cursou pós-doutorado em Harvard e atuou durante 32 anos na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e na Universidade de Chicago. Integrou importantes conselhos científicos de âmbito nacional nos Estados Unidos.

De volta a Taiwan, em 1994, Yuan Lee passou a coordenar a academia nacional de pesquisa mais importante do país que abriga pelo menos 30 institutos nas áreas de ciências humanas, sociais, físicas e biológicas. Suas principais contribuições à pesquisa estão ligadas à resolução de problemas associados à dinâmica das reações químicas, aos processos fotoquímicos e à espectroscopia molecular. A palestra na UFMG é aberta ao público.

 

 

Compartilhar