CNE quer que prova de residência médica seja feita pelo Inep

Atualmente, a avaliação fica sob a responsabilidade das instituições que oferecem o curso ou de secretarias de saúde

BRASÍLIA – O Conselho Nacional de Educação (CNE) quer a prova de residência médica passe a ser feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente, a avaliação fica sob a responsabilidade das instituições que oferecem o curso ou de secretarias de saúde.

Pela proposta, o “Enem” da residência seria feito por meio de duas provas. O projeto foi apresentado pelo CNE nesta quarta-feira, 26, durante uma audiência púbica e faz parte da revisão das diretrizes curriculares para o curso de graduação de Medicina.

Além da mudança nas regras para provas de residência, a proposta do CNE prevê que 30% do internato obrigatório durante a graduação seja feito em serviços de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O texto prevê que a carga horária de todo o curso de Medicina seja de 7,2 mil horas, distribuídas ao longo de seis anos. Desse total, 35% estão reservadas para o internato. O estágio, por sua vez, é divido em dois módulos: 70% para clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde coletiva e saúde mental. O restante, para atendimentos na atenção básica em serviços ligados ao SUS.

Críticas. A proposta recebeu uma série de críticas de entidades ligadas à formação médica. As sugestões ao texto apresentado nesta quarta serão avaliadas e, no dia 12, integrantes do CNE devem se reunir novamente, para apresentar um texto com novos ajustes – já levando em conta sugestões e críticas feitas durante a audiência.

A revisão das diretrizes curriculares do curso de Medicina é uma decorrência da lei que instituiu o Programa Mais Médicos. O CNE tem prazo de 180 dias para finalizar o novo texto.  Depois da decisão do conselho, o Ministério da Educação lançará editais de concorrência para a implantação de novos cursos de graduação nessa área, de acordo com os capítulos I e II da lei do Mais Médicos.

 

Lígia Formenti – O Estado de S. Paulo

 

 

Via Spiga Bags that Transition from Work to Evening
watch game of thrones online free Might be an option for you

Candy Woolley celebrated her birthday bash with
free games online The celebrity who attended the most shows is

Year 5 of Baltimore Fashion Week is underway
cheap flights Modern women over 50 are therefore

The Popular Mother of the Bride Dresses
forever21 but so far in New York

The Real Reason To Look At Schlumberger NYSE
onlinegames body piercing is not limited to these parts of the body

The Replica Porsche Design watches are just like the cars
games Rather it is referred to the jewelry that can be worn everyday

spring fashion as a form of art
kleider lanky bodies look great in skinny and straight leg jeans

Less Fussy And No Fear Of Losing Your Earrings
ballkleider Some vintage jewelry may be broken