CNPq seleciona propostas de inovação dos padrões de qualidade de sementes

O setor de sementes é responsável pelo rápido aumento de produtividade da maioria das espécies no país, o que deriva do desenvolvimento de programas de controle de qualidade ao longo das últimas três décadas. No entanto, a utilização de sementes não certificadas tem comprometido a sustentabilidade dos sistemas agrícolas no país.

Para integrar esforços entre os pesquisadores desta área e de outros setores ligados às sementes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lança edital para a seleção propostas de pesquisas e tecnologias para o estabelecimento de padrões de qualidade das sementes. O objetivo é consolidar os esforços para fornecer o adequado suporte à validação de metodologias de análise de sementes.

Estão disponíveis R$ 5 milhões e cada proposta aprovada será financiada com até R$ 300 mil, sendo que 30% dos recursos serão destinados a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Poderão participar pesquisadores e professores com vínculo empregatício/funcional com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privadas, sem fins lucrativos. O coordenador do projeto deve possuir o título de doutor, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ter produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica do projeto de pesquisa.

As propostas a serem apoiadas devem enquadrar-se em aspectos epidemiológicos e controle de patógenos associados às sementes; desenvolvimento, aprimoramento de métodos mais específicos e de baixo custo para avaliação da qualidade fisiológica de sementes e a detecção e identificação de patógenos em sementes; estabelecimento de padrões sanitários com base na epidemiologia de patógenos transmitidos por sementes; epidemiologia de doenças transmitidas por sementes e determinação de níveis críticos de patógenos; estabelecimento de métodos seguros de avaliação de danos e impactos econômicos decorrentes da associação de patógenos com sementes para patossistemas de importância no Brasil; e estabelecimento de critérios para certificação de áreas de produção de sementes sadias.

As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de projeto ao CNPq, até o dia 29 de setembro, com o preenchimento do Formulário de Propostas

OnLine, disponível no endereço eletrônico http://www.cnpq.br/formularios/index.htm

Informações sobre o edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/042.htm