CNTE realiza mobilização pela implantação da Lei do Piso

A partir do próximo dia 16 de setembro a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza mobilização contínua em todo o país pela implementação do Piso Salarial Profissional Nacional dos profissionais do magistério. Todo dia 16 de cada mês, data em que foi sancionada a Lei do Piso, irão ocorrer atos públicos, assembléias, mobilizações e paralisações em defesa da lei. Com a campanha "O Piso é Lei – Faça Valer!" a CNTE realiza, no dia 16 deste mês, paralisação nas escolas de todo o Brasil.

Para que o piso se torne realidade em todo o país, a CNTE, junto com as entidades filiadas, também entregarão uma carta de compromisso aos candidatos a prefeitos e vereadores, solicitando a implantação do piso nos municípios.

A Lei do Piso foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula, após amplo debate com a sociedade. Ela estabelece o salário-base de R$ 950 para professores da educação básica de todo o país. O impasse existente atualmente é que alguns secretários, ligados ao Conselho Nacional de Educação (Consed) e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), passaram a questionar a constitucionalidade da lei.

A CNTE defende que o piso precisa ser implementado o desenvolvimento da educação no país.