Assistência estudantil é discutida na Andifes durante reunião de pró-reitores

O Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd) debateu em sua reunião mensal, realizada esta semana (12) em Brasília, as demandas do programa de assistência estudantil nas Universidades Federais. Para ampliar as discussões o Cograd contou com a participação de representantes do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), que juntos pretendem fazer um estudo detalhado das necessidades referentes à assistência, e apresentar uma proposta de melhoria ao Ministério da Educação (MEC).

Mais duas pautas foram trabalhadas pelos pró-reitores durante a reunião de agosto; o projeto de valorização das licenciaturas e a criação de uma política de mobilidade estudantil nacional e internacional. Os dois assuntos no entanto, foram precedidos pelo debate da assistência estudantil, que segundo o presidente do Cograd, Custódio Silva de Almeida (UFC), tem sido um problema que afeta várias pró-reitorias.

“Convidamos a professora Sylvia Franceschini (UFV), coordenadora do Fonaprace, para nos passar um diagnóstico mais preciso desta demanda nas universidades. O Fonaprace vai partilhar os critérios de cálculos que dimensionam a quantidade de recursos necessários para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e paralelo a isso criamos um grupo de trabalho dentro do Cograd para trabalhamos não só a questão financeira, mas um novo conceito de assistência. Desta forma, juntos, podemos agregar esforços para apresentarmos indicadores ao MEC”, afirmou Custódio de Almeida.

Sylvia Franceschini considerou um marco a aproximação dos dois fóruns para tratar de um tema comum. “O acesso e a permanência dos estudantes depois da lei de cotas, Enem/Sisu, exigem um acompanhamento da vida acadêmica, mas, também, da vida social destes alunos, para darmos condições de permanência. A proposta que saí desta reunião é conceituarmos assistência e vulnerabilidade e a partir daí buscarmos o apoio necessário para que as universidades atendam a essa realidade”, disse a coordenadora.

 

OUTROS TEMAS

A segunda pauta da reunião do Cograd foi sobre as licenciaturas. A atenção sobre esse tema gira em torno da criação de um projeto de valorização destes cursos e de seus profissionais. Segundo o presidente do Cograd, as licenciaturas, são hoje cursos de baixa demanda, com grandes índices de evasão, mas que no contexto educacional do país, representam a solução para as demandas da educação básica e da própria carreira dentro das universidades. “Vamos nos debruçar sobre esse problema para chegarmos a uma solução breve”, disse.

No último dia reunião os pró-reitores falaram sobre os processos de mobilidade estudantil nacional e internacional. Foi destacada a necessidade de criação de uma política neste sentido, haja vista a importância do intercâmbio para os currículos e formação dos estudantes. Custódio Almeida lembrou que o único programa de mobilidade nacional é o ofertado pela Andifes, e internacional o Ciência Sem Fronteiras, que precisam ganhar reforços orçamentários, e no caso do CSF, desenvolver melhores mecanismos de acompanhamento.

O presidente da Andifes, reitor Targino Araújo, esteve presente no encerramento da reunião e destacou o interesse da Associação em acompanhar os projetos do Cograd. Segundo ele, a agenda de trabalho dos próximos meses será intensa, e demandará dos estudos e diagnósticos dos Colégios e Fóruns ligados às Andifes, que deverão atuar através de uma grande parceria.

Ascom Andifes

How to Become a Seamstress
watch game of thrones online free learn how to remodel your clothes low-priced

10 Tips For Choosing The Perfect Prom Dress Page 1 of 2
free games online And it sounds like Pussy Riot

Adam Lambert Gets Hauled In
online games I’m a grown woman living in a free country

Spending on Teen Fashion Slides
cheapest flights Rawls believes that African Americans are

anticipated 1826 Restaurant Lounge in Miami Beach to open early 2014
onlinegames a gaming franchise that let us live out our superhero or villain

more Fashion and Elegant on you
games It looked a bit more heroic

Pacific Sunwear of California Management Discusses Q2 2013 Results
kleider Christiansen got into toys

The Hottest Handbag Trends And Why I’m Bullish On Coach
cool math seeking out a apparel area internship