Com sindicatos divididos, governo encerra negociação com docentes

O governo federal encerrou as negociações com os professores universitários nesta quarta-feira e vai encaminhar ao Congresso Nacional a proposta feita semana passada aos docentes, cujos pontos principais são um reajuste salarial entre 25% e 40% e redução do número de escalas para se chegar ao topo da carreira – de 17 para 13 estepes.

A oferta foi aceita pelo Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), mas rejeitada pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), o sindicato com maior representatividade da categoria.

“A entidade que aceitou a proposta não representa a categoria docente. (…) Vamos ver quem tem mais força política junto à sociedade”, disse Marinalva Oliveira, presidente do Andes. “O Proifes não é uma entidade que começou agora. É possível chegar a um acordo mesmo que não seja exatamente a que queremos”, rebateu Eduardo Rolim, presidente do Proifes.

Há duas semanas, a pasta fez a primeira oferta, que previa um reajuste mínimo de 12% e impacto total de R$ 3,9 bilhões (dividido entre os próximos três anos). Sem uma resposta positiva dos docentes, o governo fez uma segunda proposta, que aumentou em 7% o impacto total – subiu para R$ 4,18 bilhões.

Na ocasião, o Proifes recomendou às suas seções sindicais que aceitassem a proposta. A entidade representa sete universidades – seis delas estão em greve. A UFSCar já indicou que deve encerrar a greve.

O secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Lins, afirmou que os professores “vão perceber que é melhor retomar as atividades e evitar prejuízos futuros”. Ele acredita que já na próxima semana algumas instituições voltem à normalidade.

O Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), que também participa da mesa de negociação, rejeitou a oferta do governo.

 

How do I style this dress for white coat ceremony
watch game of thrones online free My hubby really dreaded the pink thing about baby girls

We Agree With Abercrombie Fitch
free games online What is about to go out of style

5 Things You Must Do To Attain Financial Freedom Through Forex Trading
games online and sport coat

Putting Dollar Decline Into Perspective
cheap flights Like most newer Manga releases

New York Company’s CEO Discusses Q1 2013 Results
forever 21 He might have assumed he was about to commit temporal suicide

Sexy Penthouse Shoes to Make a Stunning Fashion Statement
free online games coach can fashion fireworks coh

How to Buy Pearl Necklace
jeux fr ojai arkansas nature hikes

Crisis Slams Proud Gas Names
cool math games It’s the Cuban answer to laid back male chic