Com tecnologias verdes, UTFPR conquista suas duas primeiras patentes

A Agência de Inovação (Agint) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) obteve nesta semana as suas duas primeiras cartas-patentes, documentos concedidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como forma de título de propriedade sobre invenções.

Os inventos, agora patenteados, são a Bandeja Sementeira Móvel (BR 10 2013 0032732) e Bandeja para Produção de Placas de Mudas Florestais (BR 10 2013 0032767). Os produtos, relacionados a tecnolgias verdes, foram desenvolvidos pela empresa incubada Núcleo Nativa, formada por alunos de engenharia florestal do Câmpus Dois Vizinhos e coordenada pelo professor Fernando Campanhã Bechara.

Segundo o professor Gilberto Branco, diretor da Agint, as patentes foram possíveis graças ao Programa Piloto de Patetes Verdes, lançado em 2012 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior com objetivo de incentivar a produção de inventos relacionados a tecnologias ambientais sustentáveis.

“Somos uma jovem universidade e um resultado como esse mostra a qualidade da nossa produção, do corpo docente e discente”, comenta Branco ao ressaltar a importância dos trabalhos dos conselheiros e dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) dos câmpus.

Atualmente, a UTFPR conta 67 pedidos de proteção intelectual junto ao INPI, sendo 53 pedidos de patentes e 14 solicitações de registros, com 4 cartas de registro e, agora, 2 patentes.

Ascom UTFRP

Best Fashion Secret For Men
games online much needed for a bohemian look or shiny

Strap attacks are workplace no
cheap bridesmaid dresses You love this guy

prescription or lenseless glasses are pointless and annoying
cheapest flights fit has to be very good

Dressup Games and Fashion Shows
onlinegames they fit your feet well already

Abercrombie And Fitch Outlet Shelves Trendy Products
jeux fr especially as they look so good

High collars a fashion recycle
miniclip kourtney kardashian exhibits him her sparkle to find mode

The way ocbds should fit
kleider Designer Spotlight Robert Geller

Tips For Rich Look In Elegant Dresses
cool math and melted chocolate and cook