Começam as aulas na Universidade Federal Latino-Americana (Unila)

RIO – As atividades acadêmicas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) estão, oficialmente, em funcionamento. O semestre letivo foi declarado aberto, nesta segunda-feira (16), pelo reitor, Hélgio Trindade, durante cerimônia realizada no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR). A universidade é a primeira do Brasil em que metade das vagas são direcionadas a brasileiros e a outra metade a jovens de outros países da América Latina e Central.

Para preencher as 300 vagas oferecidas, a universidade divulgou a segunda chamada na sexta-feira (13). Os nomes dos aprovados podem ser encontrados no site www.unila.edu.br. Os estudantes devem fazer pré-matrícula on-line para confirmar interesse pela vaga até quarta-feira (18). Depois disso, deverão se apresentar à universidade para fazer a matrícula.

Os alunos brasileiros foram selecionados com base no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Estudantes de escolas públicas tiveram benefício na seleção. Os estrangeiros foram selecionados com ajuda dos ministérios da Educação de cada país.

O diferencial da Unila, de acordo com Hélgio Trindade, é sua vocação de integração, também da universidade com a sociedade.

– Temos que ter as portas abertas para esse debate – disse

No decorrer da semana, os acadêmicos participarão de aulas introdutórias sobre a América Latina, com especialistas de alto prestígio acadêmico que fazem parte do corpo docente da Unila. Também estão sendo programadas visitas aos atrativos turísticos da região, além de shows.

Para 2011, a universidade pretende criar um novo mecanismo para selecionar os estudantes estrangeiros. Segundo Trindade, a partir de março de 2011, a universidade abrirá vagas em outros 13 cursos com mais 1.700 vagas, e começará a receber estudantes de outros países latino-americanos, da América Central e do México.