Começam hoje inscrições para o Sisu; há mais de 30 mil vagas

Os estudantes que participaram do Enem no ano passado podem a partir desta segunda-feira se inscrever para disputar uma das 30.548 vagas em instituições públicas de ensino superior disponíveis pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

 

A inscrição deve ser feita pela internet até o dia 22. O candidato pode escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode visualizar a nota de corte preliminar de cada curso e a sua classificação parcial.

 

O participante também poderá alterar as opções de curso escolhidas previamente se achar que tem mais chances de ser aprovado em outra graduação ou instituição. Cada alteração invalida a inscrição feita anteriormente.

 

Ao todo, 56 instituições de ensino superior participam desta edição do Sisu. O Rio de Janeiro é o Estado com o maior número de vagas desta edição: 7.495 em 11 universidades e institutos federais de educação profissional.

 

Além do Rio, os Estados com maior oferta de vagas no Sisu deste semestre são Minas Gerais (4.112), Paraná (3.394), Ceará (3.154) e Maranhão (2.708). Em Rondônia, apenas o Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica participa do Sisu, com oito vagas.

 

A lista dos candidatos selecionados no Sisu será divulgada no dia 25 de junho. Os selecionados deverão fazer a matrículas nas instituições de ensino entre 29 de junho e 2 de julho. Está prevista ainda uma segunda chamada para o dia 6 de julho.

 

Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será usada pelas universidades para selecionar os alunos em caso de sobra de vagas.

 

PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

Quem pode se inscrever no Sisu?

Podem se inscrever os candidatos que fizeram o Enem 2011 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

 

Participei do Sisu em etapas anteriores e fui selecionado, posso concorrer nesta edição?

Sim, caso tenha feito o Enem 2011.

 

Estou atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior, posso concorrer novamente neste processo?

Sim, caso tenha feito o Enem 2011. Caso seja uma instituição pública, ressaltamos que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior.

 

Como é feita a inscrição no Sisu?

A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com a senha no Enem 2011. Assim, caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem.

 

É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?

A inscrição é feita exclusivamente pelo sistema e sem a cobrança de taxas.

 

Qual o horário de inscrição no Sisu?

O Sisu ficará disponível para inscrição dos candidatos de 0h do dia 18 de junho às 23h59 do dia 22 de junho de 2012. Durante o período de inscrições, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.

 

Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição no Enem 2011 e da senha cadastrada no exame. É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

 

O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?

Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.

 

Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções?

Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, de 18 a 22 de junho de 2012, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

 

 

Cool summer camps with a focus on fashion
watch game of thrones online free Basic Styles Never DoStyle is the overall look

The Gothic Style Full Finger Armor Rings Come Complete With Major Appeal
free online games with the character designs

B DIY system now with DIY savings with B discount codes
cheap wedding dresses As a side note

What Happened to Fashion Fair Cosmetics
cheapest flights learn how to shawls by hoda donates for finding a development current

Tools You Can Count on For a Beautiful Look
forever 21 then students will have 3 day break for independent travel to Italy

10 best black and white looks for under
miniclip The future can’t come quickly enough

How to Become a Public Relations Agent in the Fashion Industry
kleider Using 2 forks or your hands

Hot White Watches and White Summer Fashion Trends Shopping Tips
cool math films and theatre productions