Comemoração pelos 10 anos da UTFPR terá entrega do primeiro título de Doutor Honoris Causa

Comemoração pelos 10 anos da UTFPR terá entrega do primeiro título de Doutor Honoris Causa

A UTFPR concederá pela primeira vez o título de Doutor Honoris Causa no mês em que comemora os 10 anos da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) em Universidade Tecnológica. O senador Cristovam Buarque, ministro da Educação na época da transformação, receberá o título durante uma sessão solene do Conselho Universitário (Couni), às 14h30, no dia 23 de outubro, no auditório do Câmpus Curitiba.

Este é apenas um dos eventos que marcam as comemorações dos 10 anos da UTFPR, completados no dia 07 de outubro. Para justificar as comemorações, é necessário resgatar tudo que mudou nesses 10 anos de UTF.

Em 2005, ano da transformação, a instituição atuava em apenas sete cidades do Paraná: Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa.

Atualmente, a UTFPR possui câmpus em 13 municípios, atendendo praticamente todas as regiões do Estado. Os câmpus criados já com a denominação de Universidade foram: Apucarana, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Santa Helena e Toledo. O mais novo é o de Santa Helena que passou a funcionar no início de 2014.

Com a transformação, o salto na oferta de vagas em cursos de graduação foi mais que duplicado. De 80 cursos em 2005, a UTF ofertará, até o final deste ano, mais de 176. Acompanhando o aumento da oferta de cursos, o número de vagas públicas foi de pouco mais de quatro mil para mais de 7.500.

Com o aumento dos cursos, o número de docentes também resultou nessa

expressiva expansão. Se, em 2005, a instituição contava com 1.875 professores, atualmente, o número está próximo de 2.500. Com relação à quantidade de alunos, de 14.118 a instituição passou para mais de 32 mil em todas as modalidades de ensino.

Decom – Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Compartilhar