Comissão apresenta proposta de curso de inglês para estudantes das Universidades

Foi dado início, na se de Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais (Andifes), ao debate sobre a implantação do plano de ação para ofertar curso de língua inglesa destinados a alunos das Universidades Federais. Reitores tomaram conhecimento do projeto que pretende incluir um número maior de estudantes no programa Ciências Sem Fronteiras. 

 

A comissão responsável pelo programa, formada por professores de língua inglesa de dez universidades, projetou um quadro de ações dividida em três etapas, de curto, médio e longo prazo, e que juntas pretendem modificar o atual quadro de baixo índice de conhecimento lingüísticos dos estudantes das universidades.

 

De acordo com o relatório oficial, muitos alunos são excluídos do programa Ciências Sem Fronteira por falta de proficiência da língua inglesa, um dos pré-requisitos para conseguir a vaga em uma universidade estrangeira. Segundo a presidente da comissão do projeto, professora Denise Martins, ainda é necessário saber junto às universidades federais quantos estudantes, enquadrados no perfil Ciências Sem Fronteiras, necessitam do curso de inglês.

 

O projeto também foi levado a assessores do Ministério da Educação (MEC), Secretária de Educação Superior (Sesu) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da (CAPES).