Comissão apresenta proposta de curso de inglês para estudantes das Universidades

Comissão apresenta proposta de curso de inglês para estudantes das Universidades

Foi dado início, na se de Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais (Andifes), ao debate sobre a implantação do plano de ação para ofertar curso de língua inglesa destinados a alunos das Universidades Federais. Reitores tomaram conhecimento do projeto que pretende incluir um número maior de estudantes no programa Ciências Sem Fronteiras.

A comissão responsável pelo programa, formada por professores de língua inglesa de dez universidades, projetou um quadro de ações dividida em três etapas, de curto, médio e longo prazo, e que juntas pretendem modificar o atual quadro de baixo índice de conhecimento lingüísticos dos estudantes das universidades.

De acordo com o relatório oficial, muitos alunos são excluídos do programa Ciências Sem Fronteira por falta de proficiência da língua inglesa, um dos pré-requisitos para conseguir a vaga em uma universidade estrangeira. Segundo a presidente da comissão do projeto, professora Denise Martins, ainda é necessário saber junto às universidades federais quantos estudantes, enquadrados no perfil Ciências Sem Fronteiras, necessitam do curso de inglês.

O projeto também foi levado a assessores do Ministério da Educação (MEC), Secretária de Educação Superior (Sesu) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da (CAPES).

Compartilhar