Comissão aprova fim de cobrança em especializações de universidades públicas

A Comissão de Educação aprovou na quarta-feira (17) projeto que susta a cobrança de matrículas e mensalidades em cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) oferecidos por instituições públicas.

O Projeto de Decreto Legislativo 542/12, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), impede a cobrança ao sustar um dispositivo da Portaria 80/98, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e dois pareceres (364/02 e 81/03) do Conselho Nacional de Educação (CNE), que autorizam a prática.

Segundo esses atos, a gratuidade no ensino superior só se restringe a cursos com “oferta regular e contínua”, como os de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Os de especialização, que seguem a demanda do mercado, não estariam abrangidos pela regra.

Essa não é a avaliação do relator do projeto, deputado Waldenor Pereira (PT-BA). Para ele, a cobrança de taxas em universidades federais fere o princípio constitucional da gratuidade do ensino em instituições oficiais e também já teve voto contrário do Supremo Tribunal Federal.

“Assim, o parecer do CNE e a portaria da Capes que consideram que os cursos de mestrado profissional têm vocação para o autofinanciamento são impróprios e carecem de fundamentação jurídica válida e de mérito educacional”, disse.

Tramitação

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e ainda precisa ser votada em Plenário.

Agência Câmara

Finally a Choice in Style and Fit
watch game of thrones online free If it was for Kujibiki

How to Buy Luxury Watches for Under
free games online In addition to a Business Center with fax

National Horror and Paranormal eBooks
games online The kameez may be cut with a deep neckline

History of Victorian Era Purses
jeux fr And who will do her nails

Sina Should Beat Earnings in a Google
miniclip How to Style a Vintage Belt

5 Baffling 80s Trends Explained
kleider what are your fashion turn

Lionsgate and A bring Wahlburgers the complete first season to DVD
ballkleider He doesn’t need to do a lot of talking

American Women New Hair Color Trend
games The worst of the calendar year highs from 2004 through 2012 was