Comissão da Andifes dá continuidade ao debate sobre autonomia universitária

A Comissão de Autonomia da Andifes está reunida nesta manhã de quarta-feira, dia 11 de março, desde às 8h30. O presidente da Comissão, reitor José Geraldo de Sousa Júnior (UnB) informou que esta é uma reunião ordinária, que cumpre a agenda de encontros mensais da equipe e tem por objetivo fazer um balanço do que tem sido discutido, principalmente em virtude das proposições do grupo de trabalho interministerial sobre autonomia.

De acordo com o reitor José Geraldo, a principal pauta do dia é o exame das medidas sobre autonomia já estão em circulação, esboçadas pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC): a minuta do decreto de autonomia e a minuta de portaria sobre pagamentos de bolsas de extensão universitária como uma das formas de regular as remunerações atribuídas a estudantes, que passariam a ser feitas por meio da lei do estágio.

Sobre o avanço no debate acerca da autonomia universitária, José Geraldo afirma que a questão entrou realmente na agenda e mostra o esgotamento do atual modelo de gestão das universidades. "O debate mostra a necessidade de entender as especificidades e particularidades da gestão universitária, e esta é uma excelente oportunidade para discutirmos isso", destacou o presidente da Comissão de Autonomia da Andifes.