Comissão da Câmara aprova cotas para negros em concurso público

A Comissão de Trabalho da Câmara aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto de lei que reserva no mínimo 20% das vagas em concursos públicos federais a afrodescendentes.

Como está com urgência constitucional, o projeto tramitará, ao mesmo tempo, em outras duas comissões: Direitos Humanos e Comissão de Constituição e Justiça, antes de serem votadas pelo plenário da Casa. A expectativa é de que as comissões analisem o texto na próxima semana.

Na Comissão de Trabalho, a proposta recebeu o voto contrário do deputado Silvio Costa (PSC-PE). Para o deputado, o projeto é uma afronta à raça negra e o sistema de cotas é inconstitucional porque, segundo a Constituição, todos são iguais perante a lei.

Na discussão, Costa sugeriu que a cota fosse destinada a estudantes negros que comprovassem ter estudado pelo menos sete anos em escola pública. A sugestão de Costa foi rejeitada.

Relator do texto, o deputado Vicentinho (PT-SP), disse que a proposta enviada pelo Executivo é boa. Ele não fez alterações na matéria. Pela proposta, a cota não será permanente, valerá por apenas dez anos. O petista disse esperar que a proposta traga um equilíbrio para a sociedade

“A nossa expectativa é que esse projeto não precise ser votado novamente daqui a dez anos. Que essa proposta seja um avanço para permitir o equilíbrio da nossa sociedade”, afirmou.

Apesar da matéria ter conseguido aval da Comissão de Trabalho, ela deve sofrer alterações na Comissão de Direitos Humanos. Presidente do colegiado, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) decidiu relatar a matéria. Segundo interlocutores, ele tem ouvido os segmentos envolvidos e estuda modificações no texto.

Na semana passada, ele disse à Folha que a proposta é “meritória” e indicou que, se avaliar viável, pode aumentar o percentual das vagas.

Ao ser eleito para comandar a comissão, Feliciano foi alvo de ataques de movimentos negros por ter publicado em seu Twitter que uma “maldição acomete o continente africano”. A frase gerou um mal-estar e provocou explicações do deputado

A presidente Dilma Rousseff encaminhou o projeto no início do mês ao Congresso. A medida é uma reivindicação histórica do movimento negro e foi promessa de campanha da petista. A regra, prevista apenas para cargos do Executivo, só entrará em vigor depois de ser aprovada nas duas Casas e sancionada pela presidente.

 

Márcio Falcão – Folha de São Paulo

Kenosha Municipal Golf Course Hotels
watch game of thrones online free but he is talking about developing a potent

Kim Kardashian pregnancy shoot offers first fashion baby bump photos
free games online it’s more than possible to seek out footwear

Step Procedure For Doing A Brazilian Bikini Wax At Home
vintage wedding dresses How to Order From the Abercrombie Catalog

ideal for fashionistas keen to stand out from the crowd
forever 21 There you have it

A Symbol of Love and Devotion
free online games Preschool and

Quit Making New Year’s Resolutions
jeu gratuit Because of their voluptuous body shape

Origins 2 for Nintendo DS Goes Gold
games the style building builds permission promise expense1 expense blass legislation0 and email two innov

A Great Shopping Place For Wedding Gowns
games Shares are up 550