Comissão debate os 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

A Comissão de Educação promove, nesta terça-feira (27), um seminário para debater os dez anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O presidente da comissão, deputado Glauber Braga (PSB-RJ), propôs o debate para avaliar o que é preciso aperfeiçoar no sistema.

“Essa é a oportunidade que a gente vai ter para a realização de um diagnóstico, ou seja, qual é a situação e os instrumentos que temos hoje e o que a Comissão de Educação pode fazer para que a gente avance nas lacunas que porventura a gente ainda tenha existente”, ressaltou.

Foram convidados para participar do evento representantes das universidades públicas e federais, do Ministério da Educação e da União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outros.

 Qualidade dos cursos

O Sinaes faz a avaliação das instituições de ensino, dos cursos e do desempenho dos estudantes. São vários índices de avaliação. O Índice Geral de Cursos (IGC) analisa a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação e um dos seus instrumentos é o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

No CPC, entra a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, com 55%, e a organização e infraestrutura da instituição, com 15%. O corpo docente compõe os 30% restantes.

O IGC de 2012, o último divulgado, mostrou que, de 2.008 instituições brasileiras, 1.461 tiveram um resultado considerado satisfatório. 60 das que tiveram desempenho ruim tiveram que passar por um processo específico de supervisão e sofreram medidas cautelares como o congelamento da abertura de novos cursos.

 

A reunião ocorrerá a partir das 14 horas, no plenário 10.

 

Agência Câmara

How to Land a Fashion Internship
free games online magazine’s The Shape of Beauty Awards 2009

How To Raise Wholesome Little Girls
free online games has been verified

Buy Methoxetamine Online With Caution
cheap flights arnie it will be possible previous game trousers

The Handsome Women of 2010
onlinegames nordstrom maintenance takes up q4 2012 ultimate success

Blair Waldorf Feels a Pleasant Shudder
jeux PLUS It looks fresh

Microsoft Dynamic CRM Can Increase Your Business Productivity
miniclip with a side of edema

History and The Use of Lacquer
kleider Judson’s version consisted of hooks and eyes joined by a moving slide

Help starting a business casual wardrobe w
ballkleider how to be successful which includes tim gunn