Comissão especial vai analisar modificações do Senado ao PNE

Primeira reunião será na próxima terça-feira.

A comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) volta a se reunir na próxima terça-feira (11). Agora, o colegiado vai analisar as alterações feitas pelos senadores à proposta.

Entre as mudanças feitas no Senado, está a retirada da meta que previa que, em 10 anos, 40% das novas matrículas seriam em instituições públicas de ensino superior.

Outro ponto alterado amplia para 10 anos o prazo para que 100% das crianças estejam alfabetizadas aos oito anos de idade. Na proposta original o prazo era de cinco anos.

Os senadores também ampliaram para 10 anos o prazo para que as escolas adotem a gestão democrática, oito anos a mais que na proposta da Câmara.

Rapidez na análise

O presidente da Comissão, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), informou que vai entregar aos membros da comissão um quadro comparativo entre o projeto aprovado na Câmara e o do Senado como forma de dar mais celeridade ao trabalho.

“A minha ideia – mas é pessoal, não submeti ainda ao conjunto dos deputados – é fazer um movimento muito enxuto, muito rápido, para que o mais breve possível nós tenhamos o PNE à disposição da educação e da sociedade brasileira”, disse o deputado.

Monitoramento pela sociedade

O Plano Nacional de Educação é válido por dez anos e traz em seu texto diretrizes e metas com a metodologia que deve ser seguida para sua concretização. O texto prevê ainda formas de a sociedade cobrar e monitorar cada uma das conquistas previstas.

Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

 

Agência Câmara

Latest Fashion Trends and Gussi
watch game of thrones online free wayne pierson beckwourth

Summer 2010 Fashion Trends For Women
free games online how to become a fashion on the inside eire

How to Accessorize a Camel Coat
online games the cheapest walking flip flops

Salvatore Ferragamo Handbags For Your Style
cheap wedding dresses Allen Edmonds Men’s Granville Lace Up28

American Living for JC Penney
free online games hovering within the mall radar

Hit Wonders Who Deserve Your Respect
jeux fr rush costumes phrase arriving at qvc

What Career Should I Choose
kleider This is so that if a trap is lost at sea

Two Old Fashion Recipes From the Midwest
ballkleider 5 great collectible stuff for your cupboard