Comissão Organizadora define calendário para instalação das Comissões Estaduais da CONAE

O Ministério da Educação já divulgou o calendário das reuniões para instalação das comissões estaduais da Conferência Nacional de Educação – CONAE. As reuniões irão acontecer nos respectivos estados onde serão instaladas as comissões.

Para este mês de novembro estão previstas reuniões nos estados do Acre (18), Alagoas (20), Amapá (17), Amazônia (26), Bahia (27), Ceará (27), Mato Grosso do Sul (24), Minas Gerais (25), Pará (18), Paraná (27), Pernambuco (21) e Piauí (28), além do Distrito Federal (19). Nos demais estados, as reuniões acontecerão durante o mês de dezembro. Também já estão definidos os coordenadores dessas reuniões.

O processo de instalação das comissões estaduais faz parte da organização da CONAE que acontecerá em abril de 2010. Até lá serão organizadas, durante o ano de 2009, conferências preparatórias nos municípios e estados, com o objetivo de ampliar o debate sobre o plano nacional de educação e proporcionar a participação de todos os interessados na melhoria do ensino no país.

A Comissão Organizadora da CONAE é coordenada pelo secretário executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes. Foi instalada em reunião que acontecei no dia 21 de outubro deste ano, em Brasília. Além de Chagas, a Comissão é composta por mais 35 membros, representantes de órgãos de governo e entidades que atuam nos diversos setores da educação, da qual a Andifes também participa, tendo como representantes o atual presidente da Associação, reitor Amaro Lins, e o secretário executivo, Gustavo Bauduino.

As universidades federais irão contribuir para CONAE na a organização das conferências preliminares municipais e estaduais. Além disso, as instituições federais de ensino superior têm um acúmulo muito forte de conteúdo em relação à temática do evento. A CONAE terá o seguinte tema: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”.

A expectativa da Comissão Organizadora é que em 2010 cerca de três mil delegados e observadores participem da Conferência.