Comissão realiza seminário sobre os dois anos do Plano Nacional de Educação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (15), à partir das 9h, no Auditório Nereu Ramos, o seminário “Dois anos do Plano Nacional de Educação”. O objetivo do seminário é fazer um balanço dos avanços e resultados desses dois primeiros anos de implantação do plano. Está prevista a participação do Ministro da Educação, Mendonça Filho, na abertura do evento.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PNE, deputado Pedro Uczai, do PT catarinense, destacou que é importante discutir a implementação do plano nos próximos anos, bem como as formas de financiamento da educação brasileira.

O Plano Nacional de Educação determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas para a garantia do direito à educação básica com qualidade. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação; e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior.

No seminário que vai discutir dois anos da implementação do plano, estão previstas ainda a participação do presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão; e de diversos representantes de associações do setor, de movimentos sociais e de secretários.