Concluintes do curso de Medicina da UFPE participam de treinamento para atender pacientes com a Covid-19

Atividade de extensão teve início na segunda-feira (6) e segue até o próximo dia 14

de treinar os futuros médicos no atendimento e manejo de pacientes com a Covid-19, o Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da disciplina de Anestesiologia, está realizando um treinamento especial para os alunos do 12º período do curso de Medicina. A iniciativa é da anestesiologista Ana Caetano, do Hospital das Clínicas da UFPE, que, como professora, que ministra a atividade junto com a professora Nádia Duarte e o médico residente do HC Gustavo Arouca. A atividade de extensão teve início na segunda-feira (6) e segue até o próximo dia 14.

Alunos estão sendo treinados em turmas pequenas

“Como membros da comunidade médica e acadêmica da UFPE, acredito que devemos ser protagonistas de atividades como esta, contribuindo com o eficaz e seguro enfrentamento desta pandemia. Estes alunos muito em breve colarão grau e já estarão atendendo em UPAs, UTIs, enfermarias etc. e, possivelmente, irão se deparar com casos da Covid-19”, explicou Ana Caetano.

No total, estão sendo treinados 72 alunos, divididos em oito turmas, a fim de evitar aglomerações. No conteúdo do curso, são feitas simulações em manequins e repassados conhecimentos sobre Intubação Traqueal, Ventilação Mecânica, paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O concluinte da graduação em Medicina da UFPE Lucas Campelo foi um dos que participou da atividade. Para ele, a participação solidificou seus aprendizados sobre técnicas de acesso de vias aéreas. “E reforçou a importância de, como profissional de saúde, tomar as medidas e cuidados adequados para evitar maior disseminação do vírus e intervir da melhor forma nos pacientes afetados”, comentou.

A atividade de extensão é realizada com o apoio da Reitoria, da Direção do Centro de Ciências Médicas e da coordenação do curso médico da UFPE.