Congrad realiza reunião com representantes do INEP e SERES

Em reunião ordinária ocorrida esta semana (15) em Brasília, o Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd), ligado à Andifes, debateu com representantes da Secretaria de Regulação do Ensino Superiro (SERES/MEC), e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), sobre os entraves nos processos de autorização, reconhecimento, avaliação e regulação dos cursos de graduação das Universidades Federais.

De acordo com o presidente do Cograd, pró-reitor Derval Rosa, a reunião com representantes destes órgãos foi importante porque as pró-reitorias têm enfrentado problemas de comunicação que influenciam nos processos. “Os fluxos de informações e regras estão estabelecidos pelos órgãos, mas no dia a dia das universidades entramos em dicotomia com a própria política de governo. Não queremos tratamento diferenciado, mas precisamos buscar sintonia com as regulamentações do MEC”, explicou o presidente.

Derval Rosa falou que a coordenadora geral de regulação da educação superior, Cleonice Matos Rehen, adiantou ao colégio que a SERES está realizando alterações no que diz respeito às regras de regulação dos cursos superiores. Também ficou proposto a inclusão de um represente da SERES para ter assento permanente no Cograd, como fonte de comunicação para troca de informações mais eficientes.

O debate com o INEP foi realizado com a coordenadora de avaliação de cursos e IES, Suzana Schwers Funghetto. O Cograd fez vários relatos sobre os entraves nos processos e avaliação dos cursos das Universidades Federais e segundo Derval Rosa, foram apresentados proposições quanto aos instrumentos de avaliação, baseado no que tem desenvolvido os grupos de trabalhos do Colégio de Pró-reitores de Graduação.

A terceira pauta do encontro aconteceu durante a Reunião de Avaliação da Edição I/2013 do SISU, ocorrida no Conselho Nacional de Educação (CNE). Na ocasião os pró-reitores repassaram para a diretora do SISU,Paula Branco de Melo, os pontos que precisam ser aperfeiçoado para as próximas edições. “Através dos nossos grupos de trabalhos fizemos um mapeamento de como o sistema está funcionando em todo o país. Esse é o papel do Cograd, apresentar para a Andifes e o MEC, dados, diagnósticos e estudos para que discussões sejam consolidadas”, disse Derval.

 

Ascom Andifes

C string thong for an erotic and beautiful nighttime
free games online You worked hard and saved up your money to

Find The Way To Present Your Fashion Design Items To The Public
cheap flights The 80s were a fun and rebellious time

7 inch ePAD notebook Tablet Rockchip iRobot Laptop with bundled extras
forever 21 socks that might get lost

Indian Hair Styles for Ladies
onlinegames corduroy laced with mud

Charity Fashion Show at Fort Mason Center in San Francisco
jeux fr Roy Halladay pitched 8 strong innings

Not sure what to wear
games If you see something you don understand feel free to ask

OPPORTUNITIES FOR PAKISTAN IN AIR
kleider The key valuation metrics are quite attractive at these prices

A Brief History of Clarks Shoes Page 1 of 2
ballkleider It takes professionals in this field an average of 18