UFMT – Congresso de Humor Luso-Hispânico reunirá pesquisadores de 10 países

UFMT – Congresso de Humor Luso-Hispânico reunirá pesquisadores de 10 países

Pela primeira vez que o evento se realiza no Brasil 

As mais variadas formas de expressão do humor estarão em foco na próxima semana, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Humor Luso-Hispânico, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro, no Câmpus de Cuiabá. Esta é a primeira vez que o evento se realiza no Brasil e reunirá estudiosos do tema, de dez países. A conferência de abertura será no dia 14, às 08h, Centro Cultural, com o professor Elias Thomé Saliba, doutor e livre-docente em História pela Universidade de São Paulo (USP), que atualmente desenvolve projetos na área de história cultural do humor brasileiro. Tem artigos, capítulos e livros publicados, entre os quais, “Raízes do Riso; a representação humorística na história brasileira – Da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio”.

O congresso é focado em uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo cursos da área de Humanas, em abordagens teóricas sobre o humor, utilizando a linguística, a semiótica, o cinema, a música, a literatura, a internet, os HQ’s, o teatro, os meios de comunicação de massa, a História, dentre outros. Com o objetivo de contribuir para o intercâmbio entre profissionais e estudantes brasileiros e estrangeiros, o evento também representa oportunidade de constituição de redes internacionais de pesquisa com possibilidades de orientações em nível de “pós-graduação sanduíche” e publicações em periódicos internacionais.

A programação principal será no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e contará com mesas-redondas, conferências e a presença de pesquisadores internacionais. Também haverá uma premiação no valor de R$ 1.500,00, instituído pela Sociedade Internacional para o Estudo do Humor Luso-Hispânico, para a melhor pesquisa de pós-graduação sobre a temática do congresso.

O evento será realizado pelos programas de Pós-Graduação em História (PPGHis) e em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco) da UFMT, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), da Pró-Reitoria de Pós Graduação (ProPG), do Departamento de História e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Também tem o selo das agências de fomento Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Para informações sobre a programação acesse a página do evento.

Ascom – Universidade Federal de Mato Grosso

Compartilhar