Conhecimento solidário

Boaventura de Sousa Santos (2011) refere-se à Universidade do século XXI como aquela que tem a especificidade de constituir-se em um bem público que liga o presente ao médio e longo prazo pelos conhecimentos e pela formação de qualidade que produz. Para o autor, ela se conecta a um projeto de país que seja capaz de responder às demandas da sociedade por mais acesso à educação superior de qualidade. Para que esses projetos de países sejam bem-sucedidos, devem, necessariamente, articular-se em escala internacional, tendo como referência a construção de um modelo de globalização solidária. As universidades públicas nacionais são essenciais nessa construção, pois a elas cabe o papel de se associar para gerar conhecimentos com benefícios mútuos. Essa tem sido a visão estratégica da internacionalização da UFPE que, ao se apoiar na excelência de seus professores e estudantes, realiza cooperações com as melhores universidades do mundo.

Queremos ir além, abrindo novas fronteiras com países e continentes estratégicos para o Brasil, onde possamos contribuir e nos beneficiar de projetos de países na perspectiva de Boaventura Santos. Esse é o sentido das novas cooperações com Ásia, América Latina e África. Na Ásia, nosso foco está no Japão e na China, onde assinamos acordos de cooperação com Universidades de Tóquio e Yokohama, e de Xi’An, Pequim, Normal de Pequim e Academia Chinesa de Ciências. Cite-se o seminário realizado pela UFPE e Sudene sobre desenvolvimento e disparidades regionais em países emergentes, com pesquisadores de países diversos.

Com instituições da Europa, onde mantemos parcerias consolidadas, inovamos com agenda original com a região Midi Pirineus francesa, através da Universidade de Toulouse, em todas as áreas do saber, em especial aquela envolvendo os Hospitais da UFPE e de Toulouse. Realizamos o seminário Grandes Desafios em Pesquisa e Formação, em parceria com instituições locais e Facepe, e instalamos a Antena Toulouse na UFPE, para desenvolver projetos associando também a América Latina e a África. Temos incentivado a vinda de pós-graduandos da América Latina e Central com bolsas da UFPE, pelo programa Paec-GCUB. No México, cooperamos com a Universidade Nacional Autônoma do México e a Universidade Autônoma do México.

A África é importante nessa visão de internacionalização solidária. O Brasil tem muito a aprender sobre si mesmo ao interagir com a África. A UFPE tem muito a contribuir fortalecendo a educação no continente africano colaborando para a formação de quadros para a gestão da educação. Esse foi o sentido da UFPE ter abrigado, em 2013, o II Forges – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, com o apoio das universidades portuguesas, brasileiras, africanas e de Macau. Esse é o sentido das ações em andamento com Universidades de Moçambique, África do Sul, Angola, Cabo Verde, Macau e Guiné Bissau.

Trata-se, pois, de fortalecermos as redes de cooperação entre universidades públicas nacionais, com vistas a contribuir para projetos de países que respondam às demandas sociais por acesso à educação superior de qualidade. Para isso, a UFPE se articula com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e com os pesquisadores, alocando contratos de professor visitante para cada continente.

Publicado na edição do Jornal do Commercio de sábado, 12 de julho.

Por Anísio Brasileiro, reitor da Universidade Federal de Pernambuco

MinnaK the next first name bridal designer
free games online selection of fabric

Buyers of Old Jewelry in a New Appeal to Women
free online games When the ao dai fell into disfavor in socialist Vietnam

New boutique arrives in Rainbow City
mermaid wedding dresses And in the apocalypse that follows

DC Fashion Week for Fall 2014
cheapest flights you should try to clink the beads

Green Marketing for a Sustainable Future
forever21 How to Buy Parachute Pants

Home Remedies for Cluster Headaches
free online games designs of photography equipment apparel

Old Fashion Candy Recipes like Grandma used to make
kleider give me a real answer

Abercrombie Clothing Will Outshine Others In Terms Of Fashion And Style
ballkleider I would be comfortable placing a