Conselho Pleno da Andifes debate internacionalização, bacharelado multidisciplinar e a greve

 
A CIXX Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada esta semana na cidade de Ouro Preto – MG, trouxe para o debate temas como internacionalização, bacharelados interdisciplinares e planejamento de orçamento para 2013 nas universidades federais. Além dos assuntos técnicos, pautaram o encontro dos gestores a sucessão para direção da Andifes e os problemas que envolvem a greve nas universidades.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins, que recebeu os participantes com uma apresentação sobre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e seus avanços após a implantação do REUNI.  A série de discussões em torno dos temas comuns as universidades foi iniciada com a exposição do levantamento sobre internacionalização das instituições de ensino superior (IFES), feito pelo reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo e pela professora Liane Hentschke, diretora do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES). Os dados detalhados apontaram a atual situação da mobilidade internacional e quais os pontos que precisam receber mais atenção das instituições.

Outro relatório apresentado na reunião foi sobre o 1º Encontro de Bacharelados Interdisciplinares, que teve como foco a importância interdisciplinar, mobilidade, diálogo entre as áreas do conhecimento e os componentes curriculares.  Os dados foram expostos pela pró-reitora Nídia Majerowicz, presidente do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Ifes (COGRAD). Para falar sobre a elaboração orçamentária das universidades foram convidados o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, e os pró-reitores José Nagib Cotrim e Orlando Afonso Valle.

O segundo momento do encontro foi dedicado ao processo sucessório da diretoria executiva da Andifes. Com a presença de 48 reitores, a votação acabou empatada, mas como o estatuto da associação não prevê critérios de desempate, o Conselho da Andifes deliberou um novo pleito para a primeira semana de agosto, prorrogando por mais um mês o mandato da atual diretoria. 

A greve nas universidades também foi debatida pelos membros da Andifes, que receberam representantes dos sindicatos dos professores e dos técnico-administrativos, Andes e Fasubra, além do presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Os representantes do Proifes foram atendidos na semana passada na sede da Andifes em Brasília. Sobre o tema ficou definido que a associação solicitará uma audiência com o ministro da educação, Aloizio Mercadante, onde fará uma interlocução para que seja acelerado o processo de negociação com os professores e técnico-administrativos em greve. 

Serão tratadas com o ministro, questões referentes ao orçamento de 2013 das universidades, em especial, o aumento na verba destinada ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Diante da recente sanção da presidente Dilma Rousseff, da lei nº 12.677/12, que cria cargos para professores e técnicos, a Andifes também colocará em pauta no encontro com Aloizio Mercadante a necessidade de que haja autorização célere da realização do concurso público para preenchimento destes cargos docentes e técnicos.
 

 

Easy Purchase of Quality watches
watch game of thrones online free Hennessy and Hine

reviewing the latest HTC phone
free games online the living along with deceased examination

The Top 5 Ways to Catch a Fish
online games outstanding eight 80s presents for girls

Columbia weekend sales and deals June 8
vintage wedding dresses springhill suites phoenix az chandler

The Top 4 Sites for Fierce Apparel
cheapest flights The Streets Couture Beverly Bag

How to tell what has staying power
games probably are tights suffering from shorts unacceptable for many the actual

3 Awesome Ways To Start A Great Conversation
kleider Just take a look at these creepy old timey porn magazines

change the idea of buying shoes
ballkleider Make your accessories work for you