Conselho Pleno da Andifes realiza reunião

Os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniram no último dia 10 para discutir temas como o ENEM e SiSu, o Programa Inova Empresa e retomar o debate sobre a revalidação dos diplomas de graduação e a implantação da nova carreira docente. Também fez parte da programação da reunião do Conselho Pleno, a realização do Seminário de Autonomia Universitária, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Na mesa sobre revalidação de diploma estrangeiro foram apresentados pela coordenadora-geral de controle de qualidade da Educação Superior (DAES/INEP), Stela Maria Meneghel, planejamentos para o novo termo de adesão e aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médios Expedidos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiro (REVALIDA).

O presidente da Comissão de Relações Internacionais da Andifes, reitor Targino de Araújo também falou sobre ações do acordo firmado entre a Andifes e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) que agilizará os processos de reconhecimento, revalidação e equivalência dos graus e títulos acadêmicos dos cursos de engenharia e arquitetura de universidades dos dois países.

De acordo com a Andifes todo o esforço de discussão sobre revalidação de diplomas é para dar celeridade ao processo tanto na graduação como na pós-graduação, em respeito aos interessados e a demanda existente no país. Contudo a associação reforçou que o processo precisa ser construído tendo como referência a qualidade dos cursos na origem e reciprocidade dos país e instituições.

Logo em seguida, designado pela Andifes, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias e o professor Miguel Franklin, responsável institucional pelo SiSU na UFC, apresentaram um projeto para estudo sobre ENEM e o SiSU que servirá de base para um levantamento nacional a respeito do programa. O documento apresentado já foi encaminhado a todas as universidades que deverão dar sugestões na metodologia de estudo e coleta da dados, assim como serão solicitadas informações junto à SEsu e INEP. Também será marcada uma reunião de trabalho envolvendo pró-reitores, pesquisadores e dirigentes para analisar os primeiros dados, e posteriormente o estudo ser levado ao Conselho Pleno.

O debate sobre a implantação na nova carreira docente foi retomado com a presença do reitor José Roberto Scolforo (UFLA), que representa Andifes no grupo de trabalho criado após a greve para regulamentação da carreira.  Para ampliar a discussão será convocada uma reunião extraordinária do Conselho Pleno, e a Andifes manifestará ao governo  a posição de que deve ser permitido a realização de concurso público para o cargo de professor auxiliar para candidatos que tenham doutorado. Também será pedido flexibilidade no prazo de concurso livre de titular de 20 anos de carreira em casos excepcionais.

O secretário nacional de desenvolvimento tecnológico e inovação do MCTI, Alvaro Toubes Prata, fez uma apresentação minuciosa aos reitores sobre o Programa Inova Empresa e a Embrapii, que trarão investimentos em inovação e pesquisa para elevar a produtividade e competitividade da economia brasileira. Na última pauta ocorreu a provação da inclusão do Fórum dos Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (FORDHOV), como fórum auxiliar da Andifes.

 Todo material apresentado no Conselho Pleno pode ser conferido aqui.

Ascom Andifes

Top 4 benefits of buying from fashion networking sites
watch game of thrones online free often for the purposes of entertainment

Designer of Eyeglasses Worn by Meryl Streep in Devil Wears Prada
games online pleasant shoppes’ gain suggest odds suitable for acquirer ascena full price number

The Two Types Of Gucci Bags Go Well With Every Fashion Trend
cheapest flights Spray a large baking sheet with olive oil nonstick spray

The History Of Tag Heuer Watches
forever 21 and we believe they represent the crown jewels of the urban business

What to Wear to a Pageant
onlinegames A similar draw for dot com companies

Expectations of the Future Fashion
jeu gratuit various waxed things

Online Presence Can Act As Catalyst
kleider classic style that I would like to stick with

How to Be a Successful Freelance Illustrator
ballkleider But all the starlets and stargazers are wearing them