Conselho Pleno da Andifes se reúne nesta segunda

O Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reúne no dia 18 de maio, às 14h e no dia 19 de maio, às 8h, na sede da Associação, em Brasília. A 96ª reunião extraordinária do Conselho Pleno contará com a participação do ministro da Educação Fernando Haddad, às 14h do dia 18. Também estarão presentes o coordenador geral de Hospitais Universitários Celso Ribeiro Araújo, o secretário executivo Henrique Paim, diretor de Hospitais Universitários José Rubens Rebelatto, secretária de Educação Superior Maria Paula Dallari e o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) Guilherme Henrique Pereira.

A pauta é a preparação da reunião dos dirigentes com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ser realizada no dia 28 de maio de 2009. Juntamente com o ministro, os reitores começam a discutir um plano com as principais demandas das Ifes, documento que será entregue na já tradicional reunião anual dos dirigentes com o presidente.

Santander Universidades

Após a reunião do Conselho Pleno, Andifes e Santander celebrarão a assinatura do convênio do Programa Santander Universidades Mobilidade Nacional, parceria que visa promover projetos de estímulo à mobilidade estudantil, ampliando o acesso ao conhecimento e o diálogo entre as universidades.

Em parceria com a Andifes, o Santander Universidades oferece oportunidades de desenvolvimento para estudantes de graduação com destacado desempenho acadêmico, porém em condições socioeconômicas desfavoráveis. As 58 instituições federais de ensino superior associadas à Andifes farão parte desta iniciativa, cujo investimento do Santander Universidades totaliza R$ 800 mil, divididos em 320 bolsas de estudo no valor de R$ 2.500,00 cada, com duração de um semestre.

Depois da assinatura do convênio, haverá um coquetel, com a presença do ministro da Educação Fernando Haddad, do vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche, de executivos do Banco Santander e dos dirigentes das Ifes.