Conselho Superior Universitário aprova a implantação de cinco novos cursos de graduação na Unifap

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) aprovou no final da tarde de ontem, 12, a implantação de mais cinco novos cursos na instituição: Fisioterapia, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Teatro e Administração. As novas graduações já serão oferecidas a partir do próximo ingresso de estudantes via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A Universidade amplia para 1.280 o número de vagas em 26 cursos de graduação oferecidos aos estudantes amapaenses apenas no Campus Marco Zero, em Macapá. Cada novo curso irá dispor de 50 vagas. A reunião que suscitou na aprovação foi concorrida. A convite do presidente do Consu, reitor José Carlos Tavares, artistas locais, devidamente caracterizados, ocuparam o auditório para acompanhar a votação.

O interesse do segmento cultural era na aprovação do curso de Teatro, em especial. O projeto pedagógico passava pela apreciação do Consu pela quarta vez. Com decisão unânime, 33 votos, o curso de Teatro foi aprovado, assim como os demais. Segundo o professor da Unifap, Romualdo Palhano, a nova graduação vai contribuir consideravelmente com a expressão cultural do Amapá.

O reitor José Carlos Tavares afirmou que as novas graduações irão somar com o desenvolvimento tecnológico e humano da instituição e do Amapá. “Nossa administração está em árdua missão para gerar novas vagas em nossa universidade. O objetivo é proporcionar que um número maior de jovens tenha acesso ao ensino público gratuito de qualidade”, considerou o reitor.

O quadro de professores para atender a nova demanda será formado a partir de recentes concursos públicos. Docentes antigos que participaram da elaboração dos projetos dos novos cursos também irão colaborar com os colegiados. “Com mais cinco graduações, outros concursos públicos específicos para as áreas recentemente aprovadas serão necessários. Em breve vagas em novos certames serão ofertadas”, informou Tavares.

Processo de aprovação.

O processo de implantação dos cursos ocorreu gradativamente. No final de 2011, a Unifap foi às ruas para ouvir a sociedade em escolas, órgãos públicos e logradouros da cidade. “Verificou-se”, segundo a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Adelma Barros, “que os cursos aprovados recentemente eram os mais citados. Administração, em especial, foi o que obteve mais menções”. Após a pesquisa, as graduações passaram pelo Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI) e, em seguida, o Projeto Pedagógico de Cursos (PPC).

O planejamento foi organizado por comissões de professores das respectivas áreas de conhecimento envolvidas no processo. “Os projetos ainda foram submetidos a analise das câmaras para que seguissem todos os ritos e, por último, a votação do Conselho Superior Universitário”, explicou Adelma Barros.

A pró-reitora ainda se disse muito feliz em vencer mais uma etapa e poder anunciar à sociedade um leque maior de opções na Universidade. A Unifap vai lançar um edital para nortear os estudantes em como proceder para concorrer às vagas disponibilizadas pela instituição. O documento será publicado no dia 25 de novembro e, no dia 27, haverá um seminário para sanar as dúvidas que ainda persistam.

 

Ascom Unifap

Mission Belt on Shark Tank
watch game of thrones online free Wear a tank top or sports bra underneath

Fashion Bug strips camis down to
cheap bridesmaid dresses Funerals are somber occasions

How to dress with broad shoulders
cheap flights Fit pics are recommended if the clothing still fits you

Chico’s Buys More Growth Potential CHS
forever21 everytime i try to potty train him

How to Steam a Dress Shirt Vertically
free online games makers different brand name names

tv host and total high
kleider Although Queen Victoria son

General Description of Research Work
ballkleider Throw on a pair of practical ballet flats

Dolce Gabbana Light Blue For Men
cool math games For people traveling to the area