Conselho Universitário da UFU nega pré-adesão do hospital à EBSERH

Reitor apresentou documentos após pedido de mudanças do MPE. Situação teve início com a suspensão de atendimentos eletivos.

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Elmiro Santos Resende, disse durante reunião nesta quarta-feira (15), que o Conselho Universitário entendeu que não há segurança jurídica para se fazer a pré-adesão do Hospital de Clínicas da universidade (HC-UFU) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), conforme recomendação feita em dezembro pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Atualmente o hospital está sob administração da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU) e o MPE aconselhou a transferência para a empresa do governo logo depois que a instituição comunicou o cancelamento dos atendimentos que não são considerados de urgência, ou seja, os eletivos.

Depois da recomendação, a UFU convocou assembleias e se reuniu com representantes do Conselho para discutir o assunto. Nesta tarde, o reitor apresentou documentos sobre o repasse da administração durante um encontro que contou com a presença de representantes da universidade e da FAEPU e promotores de Justiça (MPE e MPF).

Segundo Elmiro Resende, neste ano, o conselho se reuniu e durante um debate de cinco horas foi votado, por unanimidade, que ainda não há condições do hospital fazer a pré-adesão à empresa do governo devido às instabilidades jurídicas que acompanham a EBSERH. A produção do MGTV entrou em contato com a EBSERH para saber do que se tratam as pendências mencionadas pelo reitor e, por meio de nota, a empresa informou que não se manifesta sobre as decisões dos Conselhos Universitários, respeitando a autonomia de cada instituição federal de ensino superior.

Sobre a falta de atendimentos eletivos no hospital, Elmiro Resende afirmou que o problema já está sendo superado, mas garantiu que é necessário melhorar as questões estruturais do local, além de conseguir mais verbas e mais contratações. “Desde o início a UFU tem manifestado que não gostaria que esta questão acabasse em assuntos processuais e que a instabilidade criada por uma decisão do poder judiciário poderia agravar ainda mais a situação”, afirmou.

O reitor salientou que a verba repassada pela Prefeitura ao Hospital pode sofrer um possível aumento no valor. Ele disse também que um novo acordo pode ser feito nos próximos dias entre os dois órgãos.

O secretário de Saúde, Almir Fontes, garantiu que haverá uma reunião com a UFU e que o débito que o Município tem com a universidade também será discutido. O valor, segundo a UFU, é de R$ 4,5 milhões.

Posturas

O diretor da FAEPU, Renato Gonçalves Darim disse que os fornecedores começaram a mudar a postura no relacionamento comercial com a fundação devido à situação instaurada. Com isso, houve problemas com na compra/entrega de medicamentos e até ameaças de execução por parte dos fornecedores.

Em contrapartida, Renato Darim comentou que neste mês deve ser recuperado boa parte dos atendimentos que foram paralisados e que acredita que o mês de fevereiro começará bem melhor e mais otimista.

Análises

O promotor de Justiça Fernando Rodrigues Martins, disse que o MP irá analisar a documentação entregue pelo reitor da universidade e verificar também a firmesa e o potencial econômico da FAEPU. Fernando Martins garantiu que a preocupação maior está além dos muros da Universidade, está na vida dos pacientes.

Mesmo com a análise do material apresentado, o MP não descartou uma possível ação judicial para garantir o atendimento à população. O procurador da República, Cléber Eustáquio Nevesa, afirmou que vai instaurar ação para apurar o por que da falta recurso no hospital.

Ainda sobre o caso, o promotor de Justiça Lúcio Flávio de Faria e Silva ressaltou que não vai aceitar que questões políticas interfiram na decisão. Ele ainda acrescentou que a adesão do hospital à empresa do governo não é uma forma de privatizar a saúde. “O que o MP quer é que o EBSERH primeiramente avalie a estrutura do hospital de clínica e não que já seja feito um contrato”, disse.

G1 do Triângulo Mineiro

Robert Pattinson to Start Clothing Line
watch game of thrones online free 500 million and

Hairstyle product of Harvey Specter Suits
free online games Basic tees are a good start

Any Difference at Coach Outlet Stores
cheap wedding dresses Dave has found his

Maggie Lane PURPLE FASHION SOCKS 3PK
cheapest flights everyone present will go fucking berserk

Fashion and Trunk Show Fundraiser
forever21 Dip dye hair color has seen no signs of flagging in popularity

Alaska Air Carries Association Annual Awards
jeux fr or at Tipsoo lake without one

Time to Buy Jacobs Engineering
miniclip nobody going to notice when you out there out there dancing anyway

Best Skirt Length for Tall Women
ballkleider Scottish Hipsters