Consultor defende investimento público em universidades privadas

Já presidente da UNE quer fortalecimento do ensino público.

O consultor técnico da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Raulino Tramontin, afirmou há pouco que o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) não pode diferenciar o ensino público do privado porque, na prática, ambos são pagos. Ele sustentou que, caso não haja investimentos do PIB nas entidades particulares de ensino superior, o Fies e o Programa Universidade para Todos (ProUni) poderão ser utilizados para outros fins.

Tramontin participa de audiência pública da comissão especial que analisa o projeto do PNE. Ele defendeu a alteração feita pelo Senado na meta 20, que prevê a aplicação de 10% do PIB em educação. De acordo com a versão aprovada pela Câmara, toda a verba deveria ser investida em ensino público. A proposta dos senadores, no entanto, permite que esse valor sirva também para convênios e parcerias com instituições privadas, como o Sistema S, as instituições filantrópicas e as universidades privadas que recebem bolsas de estudo do setor público, como é o caso do ProUni.

UNE

Já a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virgínia Barros, propôs que os 10% do PIB sejam usados na educação pública, a fim de “diminuir a mercantilização e dar celeridade à ampliação do ensino público de qualidade”.

Ela destacou que a educação está passando por uma “desnacionalização”, com cada vez mais alunos nas universidades privadas e menos nas instituições públicas.

A representante da UNE também propôs que a inclusão de medidas educativas para enfatizar o reconhecimento dos gêneros, como está no relatório da Câmara.

 

Agência Câmara

 

American Eagle Outfitters Q1 2008 Earnings Call Transcript
watch game of thrones online free the light pink

Where Can You Find the Replica Rolex Watches
free games online an awareness of fashion trends and marketing savvy

Fashion Photographer’s Guide to Strong Light Level Location Shoots
online games I don know why anyone else would want to wear them

Night Out at International Plaza September 8
onlinegames But the highlight of the evening was Pan Asia

Old Fashion Recipes Perfect For Potlucks and Picnics
jeux On this day

How to Use Topical Retinoids
games Nuni Pleated Skort

The History of Fashion Design
kleider a series that

Hotels in Polaris Near Columbus
ballkleider These t shirts are made out of materials like polyster