Consuni marca data para escolha do novo reitor da Ufal

Consuni marca data para escolha do novo reitor da Ufal

Conselho Universitário elegerá lista tríplice com os nomes dos postulantes ao cargo em 24 de agosto

O Conselho Universitário (Consuni) definiu, em reunião ordinária na última segunda-feira (13), a data que o Colégio Eleitoral vai elaborar a lista tríplice para escolha dos ocupantes dos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas. Será dia 24 de agosto. A lista será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para sanção da Presidência da República e nomeação do novo gestor ou gestora da Ufal.

Os integrantes da lista tríplice destacados no artigo 1º da Resolução nº 7/2015 serão escolhidos pelo Consuni, em votação manifestada individual e oralmente, em favor de um único candidato.
Além do Colégio Eleitoral conduzido pelo Consuni, a escolha do novo reitor da Ufal também envolve diretamente a comunidade universitária, por meio do processo de consulta. O resultado, historicamente, é respeitado pelo Colegiado Superior, responsável pela formação da lista tríplice.

A partir de agora, esse processo de consulta será conduzido pelas entidades representativas das três categorias que compõem a Universidade: Adufal (docentes), Sintufal (técnico-administrativo) e DCE (estudantes). Será formada uma comissão para coordenar o processo de escolha de quem vai assumir a gestão da Ufal para o quadriênio 2015-2019, de acordo com a maioria da comunidade universitária.
A comissão será composta por representantes indicados pela Adufal, Sintufal e DCE. Cada entidade vai apresentar dois membros titulares e respectivos suplentes das três categorias: professor, estudantes e técnicos.

De acordo com o reitor Eurico Lôbo, as três entidades desempenham valioso papel na consolidação do processo democrático de escolha de reitor e vice. “Dessa forma, garantimos a ampla participação de todos os segmentos por meio do voto paritário entre docentes, técnicos e estudantes”, destacou.
Eurico Lôbo lembra ainda que a formação da lista tríplice pelo Consuni segue as regras definidas na Lei nº 9.192/1995, regulamentada pelo Decreto nº 1.916/1996 e o artigo 17 da Medida Provisória nº 361, de 28 de março de 2007.

Ascom/Ufal

Compartilhar