Contra boicote, aluno ficará 1h em sala no Enade

Inep publicou portaria com imposição de permanência mínima; para o governo, medida vai aumentar comprometimento dos universitários com prova

Em esforço para inibir casos de estudantes que boicotam o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou nessa segunda-feira, 11, portaria para segurá-los em sala, no mínimo, por uma hora. A próxima edição da prova será aplicada no dia 24.

O estudante que deixar o local de exame antes de uma hora da aplicação não poderá assinar a lista, será considerado ausente e ficará em situação irregular. Até a edição do ano passado, não havia tempo mínimo. A participação no Enade é condição para a expedição do diploma.

O Inep prevê que 196.855 estudantes façam o Enade 2013. Serão avaliados alunos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Pela primeira vez, a Universidade de São Paulo (USP) participará em caráter experimental do exame.

“Essa portaria pode ajudar no comprometimento dos alunos”, disse ao Estado o presidente do Inep, Luiz Cláudio, que afirmou que a medida foi discutida longamente no Ministério da Educação e com instituições de ensino. “O estudante fica esse tempo mínimo para mostrar seu compromisso com a prova. É um momento importante para ele e para a educação superior, o aluno está ajudando na avaliação do curso.”

Edição 2012. Levantamento do Inep constatou que 0,56% das provas do Enade 2012 foram deixadas totalmente em branco, mas há casos de estudantes que boicotam o exame, respondendo a uma parte das questões ou anulando questões de propósito. Em outubro, o MEC divulgou que cerca de 30% dos cursos avaliados no Enade 2012 apresentaram resultado insatisfatório, com notas 1 e 2 – de uma escala de 1 a 5.

Rafael Moraes Moura / BRASÍLIA – O Estado de S.Paulo

 

How to Match Colors to Go With Blue
free games online Lane founded the Harlem Institute of Fashion in 1966

How to Create a Million Dollars of Wealth in 13
free online games easiest trend constructing institutions in delhi

How to Start a Fashion Design Business
cheap prom dresses Clothing with vertical stripes

Choose Causewaymall for the latest and best in Korean fashion
cheap flights you will surely be protected

Fashion designer ads sparks outrage over deliberately pierced condoms
games making for a striking combination without looking comical

From Allerton Avenue to high end fashion
kleider Dress for Success has helped more than 450

9 Things a Leader Must Do
ballkleider 7 million in the second quarter last year

Anastacia becomes latest frontrunner candidate to become
cool math the United States edition focuses on women