Coronavírus | UNIFAP será parceira na produção local de álcool em gel

O Laboratório do Curso de Ciências Farmacêuticas será utilizado em todo o processo.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) continua integrada com as outras instituições do Estado para ajudar no combate ao COVID-19. Desta vez a parceria é com a Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), para produção local de álcool em gel para as unidades de saúde e transporte urbano.

O docente do Curso de Farmácia da UNIFAP, Prof. Tit. Dr. José Carlos Tavares, explica que a meta é que cada laboratório produza 500 litros de álcool em gel por dia, numa escala de 12 horas, totalizando 1.500 litros diários. A composição produzida é indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e serve tanto para higiene pessoal quanto para de objetos de uso diário como celulares e computadores. O laboratório de Ciências Farmacêuticas da UNIFAP será utilizado para produção do álcool em gel, sob coordenação do professor Tavares. Na produção também serão utilizados os laboratórios do IEPA e do curso de Engenharia Química da UEAP.

Entenda do processo

A produção em escala depende da matéria-prima que é produzida por fornecedores de outros Estados. De acordo com o professor da UNIFAP, Dr. Rafael Pontes,  estão em fase de aquisição por parte do governo estadual. “Integramos as três equipes, elas fecharam o projeto que ficou orçado em R$ 150.000,00 para que a gente pudesse equipar todos os três laboratórios com material e insumos para que produzam em escala”, explica. “Para a entrega ser feita da forma mais breve possível, estamos mobilizando apoio logístico do governo estadual”, explica o docente e secretário de tecnologia do estado do Amapá, Rafael Pontes.

Acadêmica no Laboratório de Farmácia da UNIFAP. Foto: José C. Tavares/Acervo pessoal.

O álcool em gel 70% é um produto antisséptico indicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para esterilização de mãos, braços e objetos de contato diário contra vírus e bactérias. A composição em gel impede que o álcool evapore rapidamente para que atinja sua função desinfectante. Deve ser utilizado como apoio à higiene pessoal, não substituindo a lavagem das mãos com água e sabão. O uso hospitalar obrigatório do álcool em concentração entre 60% a 80% é regulamentado pelo Ministério da Saúde na RDC nº 42/2010.

Confira a RDC n 42/2010.

 

Fonte: Unifap