Cotas e justiça social

Amartya Sen reafirma, no seu fundamental livro A ideia de Justiça, a importância da luta social para eliminar injustiças claramente remediáveis existentes a nossa volta. Ele se refere ao combate à escravidão, à violência e à “tolerância silenciosa da fome crônica”. Para o autor, isso só é possível por meio do exercício cotidiano da liberdade, entendida como a capacidade de as pessoas poderem fazer algo ou ter acesso às políticas públicas, como saúde, moradia, transporte e educação. Sen lembra que as instituições têm papel importante na busca da justiça e na realização do debate público sobre temas de sociedade. A universidade é uma das instituições mais importantes nessa busca por justiça social.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem se engajado nessas lutas. Cite-se como marco a criação, em 1962, pelo reitor João Alfredo, na então Universidade do Recife, do Serviço de Extensão Cultural (SEC) e o papel de Paulo Freire. Surge, em contexto de efervescência política e cultural no País, o Movimento de Cultura Popular, com a campanha de alfabetização de adultos. A opção do SEC na luta pelo fim do analfabetismo e defesa da educação pública explica, a nosso ver, as políticas que a UFPE implantou por meio dos programas pré-acadêmicos, bolsas de incentivo acadêmico e à docência, projeto conexões de saberes, no qual estudantes, orientados por professores, atuam junto às escolas públicas, e as suas comunidades, para que seus estudantes possam ingressar e se manter na instituição, e, mais recentemente, o bônus de 10% para estudantes de escola pública e do interior, adicionais à nota do vestibular da UFPE.

A UFPE não esperou para colocar em operação políticas compensatórias responsáveis e de alto impacto social. Hoje, com aprovação pelo Congresso e a sanção pela presidente Dilma Rousseff da Lei das Cotas, mais um desafio se coloca para nossa instituição. A lei determina que metade das vagas das universidades federais seja, em quatro anos, alocada aos estudantes oriundos das escolas públicas, selecionados a partir de critérios de renda e étnicos. Trata-se de uma ação para corrigir injustiças sociais visíveis e, ao mesmo tempo, poderá permitir enfrentarmos, como Nação, o desafio da eliminação das desigualdades sociais e a busca pela justiça social. O desafio é imenso e a regulamentação da lei pelo governo federal permite a definição de conceitos e mecanismos de avaliação dos inscritos pelo sistema de cotas. É essencial a aplicação de políticas de garantia da permanência na universidade dos estudantes cotistas, tanto pela oferta de bolsas de assistência estudantil, para o qual o aporte de mais recursos será indispensável, quanto por cursos de formação e ações de acompanhamento dos estudantes. É condição para o sucesso da política pública de cotas o fortalecimento da escola pública de qualidade. Só assim, quando fizermos em dez anos a avaliação dessa política, possamos todos constatar que essa ação afirmativa não será mais necessária. A justiça social terá sido obtida. A UFPE está preparada, hoje, para contribuir com esse objetivo de toda sociedade.

*Anísio Brasileiro é reitor da UFPE

 

Courteney Cox rock bikinis in Mexico
watch game of thrones online free They conflicted idiots

Some Useful Vitamins That Lower Blood Sugar
free games online designed gingerbread food

Nikki Reed does a fashion stumble at Twilight Eclipse premiere
games online We’re introduced to the supposedly capable 19 year old Meruru

How to Shop for Designer Clothing at Great Prices
mermaid wedding dresses it sounded like a sure thing

Antique Walking Canes With The King Of Beasts
free online games how to watch a trends program

The Many Benefits of a Baby Bottle Warmer
kleider We are looking forward to expanding Mercer

10 Tips to Spotting Counterfeit Abercrombie Fitch
ballkleider It shouldn’t be too thick either

Vote Mo Brooks For Congress 5th District Of Alabama TV Ad 2
games 1940s apparel to produce trick or treat