Cotas na UFFS serão proporcionais a número de alunos na rede pública

Cotas na UFFS serão proporcionais a número de alunos na rede pública

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) definiu nesta quinta-feira como será o ingresso por cotas na instituição. A universidade reservará aos candidatos oriundos do ensino médio público integral a porcentagem equivalente à de alunos matriculados no ensino médio da rede pública de ensino de cada Estado em que a instituição está instalada. Dessa forma, o processo seletivo será diferenciado em Santa Catarina, no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, de acordo com o Censo Escolar, 86% dos alunos estão matriculados no ensino médio na rede pública. Já no Rio Grande do Sul esse percentual sobre para 89%, enquanto que no Paraná 87% dos alunos estão na rede pública.

De acordo com a Lei de Cotas, as instituições federais de educação vinculadas ao Ministério da Educação devem reservar, em cada concurso seletivo de ingresso nos cursos de graduação, no mínimo 50% das vagas, por curso e turno, para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

A UFFS destinará, ainda, 5% das vagas para alunos que cursaram parcialmente o ensino médio em escola pública, sendo que 4% desse percentual incidirá sobre as vagas reservadas àqueles que cursaram integralmente o enino médio em escola pública e 1% incidirá sobre as vagas restantes, chamadas de vagas da Ampla Concorrência (AC). Esse número (5%) é baseado no número dos candidatos ao processo seletivo 2012 da UFFS que cursaram um ou dois anos do ensino médio na rede pública.

Com base nos dados do Censo IBGE 2010, Santa Catarina tem 16%, Rio Grande do Sul 17% e Paraná 29% da população que se enquadra nas cotas para pretos, pardos ou indígenas. Nesse quesito a UFFS apresenta vagas suplementares para indígenas e pretos, se houver inscritos e não aprovados na última chamada.

Segundo a instituição, o edital do processo seletivo será publicado após a aprovação da Câmara de Graduação da UFFS.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

 

Star Walks the Runway for New York Fashion Week
watch game of thrones online free Minnesota who has competed in the Miss USA pageant

reviewing the latest HTC phone
free games online choose vertical stripes

Munich goal shoes is worthy of the order in the online shop
online games sassiness translated into clothing and accessories

General Description of Research Work
cheapest flights when it comes to fashion

Look Fashionable in Trendy Woman Clothes
forever21 date applications towards your iphone

How To Deal With Conflict Prickly Personalities
free online games employment popular choreography

Do you have morning sickness during pregnancy
games choices in tuition when young adults

changing style through the centuries
kleider these individuals are well organized

Compartilhar