COVID-19 Comunicado Andifes – 04

Comunicamos que as primeiras fases de enfrentamento da COVID-19 foram cumpridas com êxito pela Andifes e as universidades federais. Diante de um quadro absolutamente incomum e complexo, seguindo as diretrizes estabelecidas, interlocução com o governo federal, estado, municípios e colaboração com instituições cientificas, avaliamos como positivos os resultados alcançados até o momento.

Em apenas três semanas, em todo o Brasil, as comunidades universitárias foram salvaguardadas, os alunos carentes já estão recebendo ajuda, nossos pesquisadores, técnicos e equipamentos mobilizados contra a pandemia, hospitais universitários plenamente incorporados, inúmeras atividades realizadas em todas as áreas do conhecimento, com o funcionamento administrativo adequado à situação. Isso foi um grande feito. Cientes de que a situação será duradoura, vencida a etapa inicial, buscamos aperfeiçoar essas atividades. Também estamos criando ou restabelecendo procedimentos que garantam as condições de inteiração, governança e governabilidade das nossas instituições. Com o apoio da RNP a Andifes criou uma sala de videoconferência. A Diretoria da Andifes faz reuniões diárias, mantém contato rotineiro com reitores, especialistas e mídia. Estamos acompanhando as agendas do legislativo e do judiciário.

No COE/MEC, que se reúne duas vezes por semana, a Andifes participa e apresenta demandas originadas nas universidades, dos especialistas e nos fóruns assessores, bem como debate os cenários dos demais níveis de ensino com CONIF, CONSED e UNDIME. Concordamos com a importância de se prover as informações para o http://portal.mec.gov.br/coronavirus/. A Andifes, observando à autonomia universitária, e as orientações sanitárias, busca formas para viabilizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o funcionamento administrativo e das instâncias deliberativas das universidades federais, enquanto durar essa nova realidade. Merece destaque a agenda estabelecida de reuniões semanais da Diretoria com a equipe da SESu/MEC. Prioritariamente estão sendo encaminhadas ações relacionadas à assistência, apoio às atividades emergenciais de enfrentamento ao COVID-19, a adaptação e registro de atividades funcionais e o orçamento de 2020.

No dia 09/04/2020, a Diretoria da Andifes promoveu reunião com o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde, Denizar Vianna. A Andifes apresentou vários exemplos de atividades em andamento, assinalou a disposição das universidades federais e seus hospitais em intensificar a colaboração científica e de assistência com as autoridades sanitárias. Registrou também o potencial de aplicação de testes RT-PCR, ainda não utilizado em função da insuficiência de insumos. O Secretário parabenizou as universidades pelo trabalho. Reconheceu e lamentou a falta de insumos, que estão sendo comprados pelo MS. Propôs a incorporação das universidades no monitoramento dos testes clínicos de novas opções farmacológicas e protocolos, nos estudos estatísticos e na produção e reparos de equipamentos hospitalares. Informou que existe verba orçamentária. A SCTIE vai elaborar um caderno de demandas para divulgação.

A Diretoria da Andifes, para conhecer e compartilhar as realidades e experiências de cada setor promoveu uma videoconferência com a participação dos presidentes de fóruns e colégios assessores (FORPLAD, COGRAD, COPROPI, COEX, FORGEPE, FONAPRACE, CGTIC, COGECOM, FONDCF, FORDHOV). Os principais desafios relatados são comuns às IFES e já encaminhados perante as autoridades. Na próxima semana a Andifes promoverá videoconferência com o presidente da EBSERH. Também se reunirá com as entidades sindicais dos segmentos da comunidade universitária. O momento é grave. Vamos enfrentá-lo com ciência e solidariedade.

Comunicado 4 Andifes_COVID-19