UFRR Covid-19 e Extensão: Acadêmicos e profissionais de enfermagem são capacitados para enfrentar situação de crise na saúde

O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima desenvolve o projeto de extensão “enfrentamento à situação de crise na saúde”. A iniciativa é mais uma das ações da instituição para colaborar no combate à pandemia de Covid-19.

O projeto de extensão faz parte do Programa “UFRR no apoio ao enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2)”  e tem preparado enfermeiros e acadêmicos de Enfermagem para o atendimento a pacientes com Covid-19.

A professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Cintia Freitas Casimiro, coordenadora do projeto, explica que a ideia é contribuir no preparo de recursos humanos para o atendimento a pacientes com a doença. O projeto também faz a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Verificamos a dificuldade de oferta desse material aos profissionais de saúde que estão na linha de frente. Também são desenvolvidas atividades de educação em saúde voltada à comunidade, com informações de saúde na prevenção do Covid-19”, ressalta.

A coordenadora assinala que o projeto cumpre o papel social da UFRR, atendendo os objetivos do Plano Nacional de Extensão Universitária de priorizar práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes. Relacionado principalmente às áreas de educação e saúde, o projeto possibilita novos meios e processos de transferência de conhecimentos, favorecendo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social do país. “A ação é importante porque prepara o profissional frente a uma doença de abrangência mundial, no controle da transmissibilidade e, assim, é possível reduzir os números de pessoas contaminadas”, alerta.

Os bolsistas vão colaborar na confecção de EPIs e na realização das estratégias de educação em saúde. O projeto permite que os acadêmicos e profissionais de enfermagem preparem-se para reconhecimento, triagem e manuseio do paciente; na produção e distribuição de EPIs; na produção de tecnologias em saúde que subsidiem estratégias de educação em saúde para usuários dos serviços de saúde; e sensibilização de trabalhadores e usuários mediante estratégias de educação em saúde a fim de contribuir no controle da pandemia.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Extensão, professor Gilson Costa, explica que o programa “UFRR no apoio ao enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus” (SARS-CoV-2)” agrega mais de 20 projetos e que o Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRR) é uma das unidades mais atuantes neste cenário, pela sua característica e pela qualidade em que integra ensino, pesquisa e extensão. “Os futuros enfermeiros formados na UFRR estão conectados com os desafios sociais e sanitários. Com estes projetos quem ganha é a população”, afirma.