Covid-19: UFOB produz saneantes no município de Barra

O Centro Multidisciplinar da UFOB em Barra desenvolveu um projeto que está produzindo álcool etílico 70% glicerinado e sabão líquido para dar apoio às ações de combate ao COVID-19 no município.

O projeto conta com a parceria interinstitucional da Prefeitura Municipal de Barra e da Associação dos Produtores de Cana de Açúcar do município de Barra (Aprocana), e é coordenado pelos professores Lísias Pereira, Paulo Roberto de Souza e Jairo Torres Magalhães. Há também a participação de estudantes de agronomia e medicina veterinária e do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Química Pura e Aplicada, Luiz Torres.

O álcool etílico utilizado está sendo produzido a partir da redestilação da cachaça artesanal feita pelos produtores rurais de Barra. Desta maneira, além da contribuição com as ações de saúde no combate ao vírus, o projeto visa incentivar a economia local, já que os recursos oriundos da Prefeitura para aquisição da cachaça possibilitará o incremento na renda das famílias neste momento de crise.

Para a execução das atividades foi necessário montar um mini alambique na universidade, com o empréstimo de equipamentos da Aprocana. Estão sendo produzidos cerca de 20 litros de álcool 70% por dia, que serão disponibilizados para fazer a assepsia de ambulâncias, equipamentos e a própria higienização das mãos dos profissionais da saúde. Também serão doados para casas de permanência de idosos e população carente em geral.

Já a produção de sabão líquido a partir de óleo doméstico usado, além das ações de assepsia, contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que o resíduo de cozinha deixa de ser destinado incorretamente no lixo ou na rede de esgoto.

O óleo utilizado como matéria prima está sendo doado pela comunidade, principalmente a partir do apoio de restaurantes e lanchonetes, e também será doado para comunidades carentes e serviços de saúde da cidade.