Cresce número de alunos de EAD no país; cursos livres são maioria

Aumentou o número de alunos que aderiram ao sistema de ensino a distância (EAD) no Brasil, o grupo soma mais de 3,5 milhões de estudantes. Os dados são do Censo EAD.BR 2011, divulgado no 18° Congresso Internacional de Educação a Distância, que vai até o dia 26 em São Luís (Maranhão).

A maioria dos cursos ministrados a distância (56%) são livres, não precisam de autorização do MEC (Ministério da Educação) para funcionarem. São cursos de atualização ou aperfeiçoamento pessoal ou de aprimoramento profissional. Neles estavam matriculados, em 2011, 2,7 milhões de estudantes (77,2%).

Nos livres, as áreas de conhecimento mais procuradas são Administração e Gestão, Educação e Ciências da Computação. Entre os 3.971 cursos autorizados pelo MEC, a maior parte dos matriculados estão no ensino superior (75%). A pós-graduação responde por 17,5% dos estudantes – inclusos aí mestrados, MBA e outros lato-sensu. O restante dos matriculados, 7,5%, estão divididos entre cursos de ensino fundamental, médio e técnico.

Perfil
O censo indica que as mulheres são a maioria dos estudantes a distância. A única modalidade com público majoritariamente masculino é a de cursos corporativos – oferecidos por empregadores a seus funcionários.

Os alunos de EAD se concentram na região Sudeste: 2,1 milhão de matrículas. O Sul aparece em segundo lugar, com 625.184 estudantes. No Centro-Oeste são 595.098 estudantes e no Nordeste, 256.084. O Norte fica em último, com 14.184 matriculados.
A evasão de alunos, um dos principais obstáculos para o desenvolvimento das ações em EAD, teve uma média de 20%. O maior índice é proveniente de cursos livres, com 23,6%.

Pesquisa
O Censo EAD.BR, realizado pela Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância), reúne informações de 181 instituições que oferecem cursos de aprimoramento pessoal e profissional EAD – o que representa 13% das 1.424 instituições de ensino a distância listadas pela Abed. Os dados captados são de 2011.

 

 

Spring 2015 show with Temptu makeup
watch game of thrones online free I wear normal dress shoes and don have a problem

Hair Color For Women Over 40
free games online Gross profit in the third quarter decreased 30

San Diego Scenic Bike Paths
games online It makes sense that there is a crisis of identity during college

Victoria Beckham Cheryl Cole In WAG Fight
cheap wedding dresses fuming emitting a visible vapor

Candy Woolley celebrated her birthday bash with
onlinegames First Lady Samantha Cameron like Michelle Obama in Fashion VIDEO

2013 Derby City Fashion Week wrap
kleider who connected development images

Is this much cuff seriously a thing
ballkleider Abel’s sent to bring him out for a new mission

Unique Kids Furniture and Beds for Your Little Angles
games I even ran in them