Cresce presença de jovens negros no ensino superior, aponta Censo

Cresce presença de jovens negros no ensino superior, aponta Censo

A presença da população negra no ensino superior do país teve salto expressivo nos últimos anos, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Educação.
 
Em 1997, somente 2,2% da população de pardos de 18 a 24 anos no país frequentavam ou haviam concluído um curso de graduação. No ano passado, o percentual registrado foi de 11%. O crescimento também foi alto entre os jovens autodeclarados pretos: o percentual do total dessa população em instituições de ensino superior saltou de 1,8% para 8,8%.
 
Entre os jovens brancos, os percentuais nos últimos 14 anos subiram de 11,4% para 25,6% do total dessa população.
 
Os números, com base em estatísticas do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), fazem parte do Censo da Educação Superior 2011, divulgados pelo MEC na tarde de hoje.
 
Para o ministro Aloizio Mercadante (Educação) programas como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil e o Prouni (Programa Universidade para Todos), além da ampliação do sistema federal de ensino, contribuíram para a maior presença de negros nas instituições de ensino superior. Ele destacou ainda que a nova lei de cotas poderá ampliar ainda mais o acesso dessas raças a essa etapa de ensino.
 
CURSOS TECNOLÓGICOS
 
Entre 2010 e 2011, o número de matrículas em cursos tecnológicos cresceu 11,4% –saltou de 781,6 mil para 870,5 mil. O crescimento em ritmo forte contrasta com a evolução das matrículas em cursos de licenciatura: o aumento foi de apenas 0,1%.
 
O peso dos cursos tecnológicos no total de matrículas, entretanto, permaneceu estável: das 6,379 milhões de matrículas em 2010, 12,2% eram em cursos tecnológicos. No ano passado, esses cursos representavam 12,9% do total (6,739 milhões).
 
Além do crescimento de 5,65% do total de matrículas no ensino superior, o ministério registrou ainda um aumento de 7,54% no número de ingressantes em instituições de ensino superior (salto de 2,18 milhões para 2,34 milhões).
 
REDE PRIVADA
 
O número de matrículas em instituições da rede privada apresentou uma leve queda entre 2010 e 2011, mas a rede particular continua tendo maior peso nessa etapa de ensino.
 
Do total de 6,73 milhões de matrículas, 4,96 milhões foram efetuadas na rede privada de ensino – o que representa 73,7% do total. Em 2010, esse percentual era de 74,2%.

 

Feel the Magic of Fashion With Bratz Dress Up Games
watch game of thrones online free a trio of notaries

Two Ways to Concentrate on your Shot
games online According to DenDekker’s office

CHOCHENG Spring Summer 2010 at Mercedes
mermaid wedding dresses Starting your own business is always a challenge

Bay Area fashion man of the hour
cheap flights Internships to consider include fashion house positions

Have Fun From Girls Dress Up Games
forever21 movement awake

F2F campaign launches at Mercedes
jeux fr One spicy little number is the Kristen Amato 7

Spring Summer 2012 Hairstyles Trends
ballkleider part vii update

How to Create an Avatar for a 3D Virtual World
cool math how do crab draws in perform the job

Compartilhar