CsF: Mercadante afirma que empresas descumprem acordo

Ministro da Educação anuncia que Ciência Sem Fronteiras vai oferecer bolsas de mestrado profissional a partir de novembro. Programa prevê conceder 101 mil bolsas de graduação e pós-graduação no exterior até 2015

BRASÍLIA – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira que empresas privadas parceiras do governo federal no Programa Ciência Sem Fronteira não estão cumprindo a promessa de conceder bolsas na proporção acertada. Mercadante não citou o nome de nenhuma empresa ou entidade, mas afirmou que o assunto será tratado no comitê que gerencia o programa. Segundo ele, o governo já concedeu 53 mil bolsas desde 2011, quando o programa foi lançado e ao setor privado já caberia ter bancado de 12 a 13 mil bolsas, o que não ocorreu.

– Está bem abaixo deste número – disse o ministro.

O Programa Ciência Sem Fronteira prevê conceder 101 mil bolsas de graduação e pós-graduação no exterior até 2015, das quais 26 mil bancadas pelo setor privado e 75 mil pelo governo federal.

Mestrado profissional

Ele falou sobre o tema ao anunciar a oferta de 1 mil bolsas de uma nova modalidade do programa: o mestrado profissional. O edital deverá ser lançado em novembro e prevê a concessão de 1 mil bolsas nos Estados Unidos. As áreas são: engenharias e demais áreas tecnológicas, computação e tecnologia da informação, tecnologia aéreo espacial, petróleo, gás e carvão mineral, energia, biotecnologia, nanotecnologia e novos materiais.

– O mestrado profissional era uma das demandas do setor produtivo – disse Mercadante.

Ele tem a expectativa que essa nova modalidade estimule empresas e bancos privados a conceder bolsas para o programas no ritmo esperado.

Com relação à queda da Universidade de São Paulo no ranking internacional Times Higher Education, em que a USP deixou de figurar entre as 200 melhores instituições do mundo, Mercadante disse que o problema não é de ordem acadêmica, mas decorrente de um novo critério adotado.

 

DEMÉTRIO WEBER – O Globo

 

 

Are you a paying BiggerPockets PRO member
watch game of thrones online free Other NSFW content must be tagged

How to Fulfill Your Pro Designer Dreams
free online games it should fit every inch of your thighs and legs

The Generation Gap of the 60s
vintage wedding dresses The History of Shorts

Fashion Consultants Get the Most Out of Model Talent
cheap flights bridal fasten approach for your future wife

Hot and affordable fall 2013 fashion trends for women on a budget
free online games your home away from home

Any Benefit to the Buyer
jeu gratuit how to distinguish bona fide gucci bags

How to Become a Model for Forever 21
games suspenders are associated heavily with a

Become a True Cosmopolitan in Milan
cool math games tiny roasted plant charlottes recipe