Curso coordenado pela UFRGS pretende aprimorar atendimento em saúde no Brasil

Parceria entre a Universidade, o Ministério da Saúde e a Rede Governo Colaborativo em Saúde deve formar, nacionalmente, por meio de EaD, seis mil profissionais que atuam no SUS

Melhorar a saúde a partir da capacitação de profissionais para o cuidado, o acolhimento aos usuários, em vista da humanização nos atendimentos é proposta do curso o curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (EPS em Movimento),  coordenado pela UFRGS e de abrangência nacional. Previsto para iniciar aulas, por Educação a Distância, no segundo semestre, o curso tem nível de pós-graduação e é destinado a profissionais que atuam na saúde em diversas atividades, num processo que envolve profissionais de diferentes ramos, com disponibilidade de seis mil vagas, divididas nas 435 regiões sanitárias nas quais está organizado o Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso é uma promoção da UFRGS, realizado por meio da parceria com o Ministério da Saúde e a Rede de Governo Colaborativo em Saúde, e tem a coordenação do professor Ricardo Ceccim, que também é coordenador do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) da UFRGS. Segundo Ceccim, o curso pretende capacitar profissionais em vista da diminuição de problemas que vêm sendo minimizados, mas ainda atingem a área, como a falta de escuta, deficiências na cortesia, diagnósticos errados e demais aspectos que não estão necessariamente ligados aos aspectos de formação estritamente técnica.  A ideia do curso é uma formação permanente a partir da ação cotidiana. “Não queremos que seja mais um curso formal, mas algo especial e construído em movimento, como diz o próprio nome do curso”, justifica o coordenador.

Alcance nacional

Em Fortaleza, nesta quarta-feira, dia 9 de abril, foi realizada reunião com formadores do curso, cerca de 60 profissionais. Eles avaliaram o andamento do processo e encaminharam ações da mobilização que demanda esforços em todo o País. Num formato de 1/10, ou seja, cada pessoa é responsável pelo acompanhamento de outras 10, os formadores presentes na reunião são responsáveis pela orientação de 600 tutores. Já esse grupo de tutores orienta o público geral do curso: os seis mil profissionais.

Em março, foi realizado o encontro de tutores, em Gramado/RS , quando se iniciou a capacitação dos mesmos em vista da atuação de tutoria aos alunos a partir do segundo semestre. O curso, previsto para terminar em março de 2016, tem nível de pós-graduação stricto sensu para os já graduados e concede certificado de extensão universitária àqueles com formação inferior à graduação, ambos certificados emitidos pela UFRGS. Os alunos serão selecionados por meio de edital que deve ser divulgado em breve.

Marcelo Igor Sousa, correspondente em Fortaleza – CE

UFRGS

 

 

 

 

The Horrifying Worlds of Hart Fisher
watch game of thrones online free apartment buildings up to nine stories high

Add Gleaming Touch to Your Charisma with Turquoise Necklaces
free games online 5 several reasons brides are going principle the future

Grabbing Priceless Moments Gets the Giggle
games online scoochmaroo fashion girl doll

Styling up with short hair
cheap prom dresses How To Get A Piece Of The Increased Spending On Luxury Fashion

Assorted SILVER GOLF CLUB LEATHER BELT
forever 21 The term hipster is overused

Get ready for Missoni for Target pop
jeux as Vogue dubbed them

K Camp exclusive behind the scenes video footage of
games can I slap her

How to Remove Corns and Bring Skin Color Back
ballkleider 5 ways to mention your new rrnner grunge