“Curso de Medicina em Pinheiro já é uma realidade”, afirma o Reitor Natalino Salgado

PINHEIRO – Desde a manhã desta quinta-feira (9), o Reitor Natalino Salgado Filho e sua comitiva estiveram presentes na cidade de Pinheiro-MA, onde a Universidade Federal do Maranhão está presente a mais de 20 anos. Desde o início de 2014, o município está em festa, comemorando e agradecendo a administração da Universidade e o motivo é a implantação do curso de Medicina na Baixada Maranhense.

A implantação do curso, para muitos, não passava de palavras e projetos, ou seja, a população estava descrente da possibilidade de implantar o curso, já que a luta para instalar Medicina em Pinheiro é antiga. Segundo o Prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, essa luta é antiga e o maior desejo da comunidade pinheirense era a implantação deste curso. “Já estou nessa luta há muitos anos. A população já não acreditava mais nessa proposta, visto que a Universidade estava desacreditada aqui em Pinheiro, porém, a atual gestão mostrou que é possível implantar Medicina, e não só mostrou como fez acontecer. A sociedade pinheirense agradece o empenho da administração da UFMA”, declarou.

O Reitor Natalino Salgado disse que essa luta foi árdua, porque precisava de toda uma estrutura para receber o curso de Medicina. Para ele, não basta ter somente o curso, é necessário haver prática. “Com o apoio da Prefeitura de Pinheiro, que tem sido nosso maior parceiro nessa empreitada, estamos realizando este sonho para a baixada. Conseguimos com o Governo do Estado a construção de um hospital de mais de cinco mil metros quadrados, e com a Prefeitura da Cidade a reforma dos hospitais, que servirão também para campo de aprendizado aos futuros médicos pinheirense”, explicou.

Durante entrevista realizada na manhã desta quinta-feira (9), em emissora local, o Reitor falou sobre a implantação do Curso e declarou que o curso de Medicina em Pinheiro já é uma realidade, basta que os estudantes que tenham feito o ENEM 2013 entrem no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e confiram a disponibilização das 40 vagas ofertadas para este primeiro semestre de 2014, para o curso de Medicina. No segundo semestre serão ofertadas mais 40 vagas, totalizando 80 vagas em 2014. As aulas estão previstas para começar no final de março, início de abril, seguindo o calendário acadêmico.

Natalino Salgado aproveitou para anunciar que em 2015, será implantado o Curso de Enfermagem e o Curso de Engenharia de Pesca, sendo este último na Cidade de Cururupu, onde funcionará como um campus avançado, vinculado ao de Pinheiro.

Ainda nesta quinta, o Reitor visitou a construção do prédio de Medicina no Campus de Pinheiro, em uma área de mais de três mil metros quadrados, onde abrigará o curso de Medicina, com a instalação de laboratórios, auditório, salas de aula climatizadas, entre outros recursos necessários para uma boa infra-estrutura. Já no período da noite, ele se reuniu com o Prefeito Filuca Mendes, Empresários locais e a sociedade civil, para explicar a proposta do Curso na cidade, e mostrar o quanto a cidade vai se desenvolver, e pedir apoio de todos para esta empreitada.

A agenda do Reitor e sua comitiva se estende até amanhã, sexta-feira (10), quando ele irá para Cururupu, no qual receberá do prefeito a doação do terreno onde vai funcionar o curso de Engenharia de Pesca. A comitiva é formada pela Diretora do Hospital Universitário, Enfermeira Joyce Lajes, Engenheiro da UFMA, Alteredo Sena e pela Comissão de Implantação do Curso de Medicina, composta pela Pró-Reitora de Ensino, Isabel Ibarra, Coordenadora do Curso de Medicina, Maria do Carmo, pelo professor João de Deus e Rosária Braga.

ASCOM UFMA

How Flexible is Chapter 13 Bankruptcy
free games online they became status symbols

Mosaic Father’s Day Deal Buy 1 Get 1 with code
cheap bridesmaid dresses the quiet and mysterious Tsubame

Growth Habits of the Old Fashioned Lilac
forever21 are known for their coverage

The Advantages Of Fashion Merchandising Schools
free online games In the letter

Bulk packages from Institutions and private sources
jeux fr Primes lenses have a lot of advantages over zoom lenses

Fort Belvoir Golf Club Hotels
games ahmedabad process week 2009

Harry Styles Reveals His Shocking Favorite Look on a Girl
ballkleider floral patterns and loose dresses

Stunning Leather Accessories from Claudio Ferrici
cool math If you have broad shoulders or a particularly curvy bosom