Curso para aperfeiçoar professor tem baixa eficácia

Curso para aperfeiçoar professor tem baixa eficácia

Estudo diz que 70% dos programas de formação continuada dão pouco resultado

A maioria das atividades dc formação continuada com professores no Brasil (70%)  tem baixa eficácia, segundo estudo do Instituto Ayrton Scnna (IAS) com The Boston Consulting Group (BCG).  Cursos dc aperfeiçoamento, diz a pesquisa, são uma das principais alavancas para melhorar o desempenho dc docentes e alunos.

A divulgação do levantamento, realizado com cerca de 3 mil professores, gestores e especialistas brasileiros, será feita hoje em São Paulo e deve ter a presença do Ministro da Educação, Henrique Paim. Os dados foram obtidos com exclusividade pelo Estado.

Esse tipo de formação,voltada a professores que já começaram a lecionar, enfrenta dificuldades para deslocar o foco da teoria para questões reais da sala de aula. Além do déficit de docentes no País, a maioria das redes não tem programas estruturados de formação continuada.

Tutoria com professores mais experientes, formação de ingressantes na carreira e observação crítica da sala de aula estão entre as atividades com melhores resultados, na opinião de especialistas e dos próprios docentes. O estudo revelou, entretanto, que elas são as que menos aparecem no País.

Segundo a analista de projetos de Educação e Desenvolvimento do IAS, Daniela Arai, o Brasil é um dos que menos incentivam professores a fazer formação continuada. Ela explica que ações governamentais de curto prazo e alta visibilidade são as mais frequentes, comprometendo um planejamento adequado dosprogramas. “Formação de professores é investimento de longo prazo. Acaba não sendo a principal preocupação dos governantes”, avalia.

Além da preferência por ações de curto prazo evisibilida-de, o estudo menciona cinco principais obstáculos para o êxito da formação continuada. Também pesam a carência de incentivos formais, a escassez de tempo, lacunas e baixa aplicabilidade do conteúdo das ações oferecidas, falta de alinhamento das ações com o plano de carreira do magistério e alta rotatividade do corpo docente.

Com a função de “tapar buracos” da formação original, é para os recém-chegados à sala de aula que as ações podem ser mais efetivas. Não só para ensinar melhores práticas, como manter o interesse no ensino. Segundo Daniela, as redes que trabalharam com ingressantes, em residências e tutorias tiveram impactos significativos.

 Experiências. Um dos bons exemplos citados no estudo foi o da rede estadual de Goiás, que em 2011 implementou um programa de tutoria de coordenadores pedagógicos. Com o sucesso da ação, estenderam a proposta para professores de Matemática e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2 (6.° ao 9.°ano) e médio, com apoio diário de professores mais experientes. A atividade melhorou os índices de aprendizagem dos alunos entre 2011 e 2013.

‘Vale a pena tirar da sala de aula esse ótimo professor. Ele vai acompanhar dez, 15 professores e influenciar mais alunos. Ele é a referência e tem legitimidade para influenciar os pares”, explica Ralph Gomes Alves, da Superintendência de I nte-ligência Pedagógicae Formação da rede goiana.

A professora Núbia Oliveira, tutora diária de Matemática, está em treinamento para a função desde 2011 e acompanha professores de seis escolas de Goiás. No início, ela encontrou receio dos professores para atividades, como a observação de aulas. Mas hoje, com o amadurecimento do projeto, há professores de outras disciplinas ou etapas do ensino que a procuram por ajuda.

“Um dos primeiros pontos de dificuldade é que o professor não sabe planejar”, aponta Núbia, que dá aulas há 18 anos. “Ele foi preparado para uma sala homogênea, mas na execução encontra salas lotadas, alunos com muitas dificuldades.” No caso dos docentes antigos, o desafio é maior. “É difícil mudar uma mentalidade errada mantida por anos.” Entre as atividades desenvolvidas na formação, estão a escuta ativa, em que se ouve demandas de professores para cada tipo de sala de aula, e o acompanhamento in loco.

 

 

Bárbara Ferreira Santos Victor Vieira – Estadão

How to Dry Mushrooms Dry Beans Storage
free games online Though women’s fashions in the 1990s were traditionally unfeminine

Share Internet everywhere with Newest and cheapest Wi
free online games 17 What is your favorite movie

6 Underrated Predators With Mind
cheap wedding dresses How to Take Off a Lip Stain That Lasts 16 Hours

Brighten up blondes with Malibu C
cheapest flights hard working brings heavy burden for ankles

The Real Reason To Look At Schlumberger NYSE
free online games Fish and Chips

Lifestyle Learning Direct’s Fashion Design and Dressmaking Tips and Tricks
jeu gratuit What makes you feel better

How To Remove DRM Protection From BCC iPlayer Contents
kleider If you want the full story of my young boyhood

Fantastic Replica Rolex Watches for Stylish Life
games Earnings also grew 215

Compartilhar