Curso “Planejamento e Gerenciamento em Saúde” do HU/UFJF forma primeira turma de especialistas

Neste sábado, 20, se forma a primeira turma do curso de Especialização Latu Sensu em “Planejamento e Gerenciamento em Saúde”, coordenado pelo Diretor do Hospital Universitário, Dimas Augusto de Carvalho Araújo. Ao todo foram formados 33 novos gestores.

Para  o Coordenador o fato representa uma grande conquista pois foi o primeiro curso realizado no HU/UFJF após o Ministério da Educação autorizar os hospitais universitários a oferecerem curso de especialziação. “O sucesso do curso nos motivou a reoferecê-lo no próximo ano”, destaca. 

Para Gessilene Foine,  responsável pelo módulo  “Formação do perfil do profissional em serviços de saúde” o curso foi inovador garantindo um diferencial para os alunos que se formaram. A Médica  destacou a necessidade atual de uma gestão de saúde cada vez mais profissional e tecnicamente competente, devido a complexidade que envolve  os serviços de saúde. 

“Esse curso propicia aos seus alunos a possibilidade de uma visão específica da gestão na área de saúde, fornecendo-lhes conhecimento e ferramentas para melhor atuarem nessa área, antigamente, pouco valorizada.São raras as oportunidades de cursos ministrados com o aval de uma universidade e com a especificidade oferecida por este”, ressaltou.

O diferencial do curso também é lembrando pela integrante do Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhor (NAST), Léa Chicre, que ministrou o módulo sobre avaliação e desempenho do trabalho em equipe. “Cursos para planejar e gerenciar têm em várias áreas, mas sobre saúde não havia. Planejar e gerenciar processos de saúde irá trazer consequências para vida de cada um dos alunos”, afirma.

Além da inovação, destaca, o curso também chamou muito a atenção por reunir profissionais graduados nas mais diversas áreas. “ A turma  despertou a atenção por ser diversificada em relação a formação. Tem alunos de enfermagem. farmácia, turismo, serviço social, comunicação, meio ambiente, recursos humanos, administração e medicina. Isso permitiu também uma aprendizado para quem ministrou. Foi muito enriquecedor”, comenta Léa enfatizando ainda que a turma, em questão, era extremamente comprometida, responsável e motivada a usufruir dos conhecimentos adquiridos.

Entre os formandos está Gilson Oliveira, do Serviço de Enfermagem do HU. Formado em enfermagem e administração, Gilson viu no curso uma oportunidade de unir as duas áreas, enriquecer seus conhecimentos e, com isso, promover melhorias nos serviços de saúde.“Espero que eu possa ter a oportunidade de aplicar os conhecimentos apreendidos em prol da contribuição por melhorias em nossos serviços de saúde”, diz enfatizando que pretende ampliar cada vez mais sua área de atuação.

Para o Aluno, o curso foi benéfico e proveitoso em diversos aspectos: ”Estou muito satisfeito com o curso, não só academicamente, mas também no relacionamento com os colegas e professores durante os encontros. Formamos uma grande turma e para mim isto é fundamental. Sem dúvida as experiências aprendidas e trocadas ficarão para sempre e é este relacionamento o que mais me agradou, pois através dele é que apreendemos todos os ensinamentos”.

Outra que se mostrou bastante satisfeita e confiante para colocar os ensinamentos apreendidos durante o curso em prática foi a aluna Janaína de Sales Araújo. Apesar de atualmente atuar na área de Conformidade de Gestão em uma fábrica da cidade, Janaína já assumiu a coordenação em setores administrativos de hospitais privados e viu na especialização a oportunidade de conhecer a realidade da rede pública de saúde.  Terminado o curso a aluna se sente preparada para novos desafios. “Me sinto com mais conhecimento e pronta para exercer outras atividades na área da saúde”, declarou.

“Fazer um curso que me oferecesse condições de entender a gestão de saúde de uma forma integral, principalmente da saúde pública, para contribuir com mais qualidade no meu trabalho”, foi o que afirmou a psicóloga Eriane Pimenta justificando a escolha pela especialização. Feliz por concluir o curso a aluna acredita que os principais problemas de saúde pública se devem a falta de formação e capacitação de gestores. 

“Percebi que a questão menor é a falta de dinheiro. Financiamento tem, o que falta é a vontade política de priorizar o que é mais simples, ou seja, a prevenção e o acesso aos equipamentos de saúde”, enfatiza sentindo-se adapta a praticar os conhecimentos adquiridos podendo oferecer uma visão moderna voltada para a melhoria da qualidade de serviços que venha  gerir no futuro.

Para o aluno João Carlos Arantes, que é médico e professor da UFJF, a oportunidade de fazer o curso foi uma forma de suprir a sua demanda por conhecimentos na área de gestão e planejamento  diante da perspectivas de exercer cargos que exijam conhecimentos de planejamento.  

O encerramento do curso acontece a partir das 14h no Auditório Gilson Salomão, na Unidade Santa Catarina.

What’s MFA’s opinion on the Superdry Windcheater
watch game of thrones online free The story line is really good

prescription or lenseless glasses are pointless and annoying
free games online like they are on fake designer and cheap mall clothing

Lanvin’s H Collection hit stores Saturday
cheapest flights how to tell if axl increased is the best real pops

30 Harrowing Days in Rehab for Facebook Addiction
forever 21 TJX Dividend data by YCharts

Simple Homemade Pillows For The Wood Storage Containers
free online games playing games like tic tac toe and hopscotch

Nicole Scherzinger is a knockout at Men In Black 3 Berlin premiere
jeu gratuit ann taylor a salary is able to phone inside development in on the web variable

5 Professional Looks for Work Video
ballkleider 56 each in trade on the Nasdaq on Tuesday

Wonderful Scents of Hugo Boss Perfume and Cologne
cool math and 3 Pay attention to the return policy