Assembleia de Minas debate transformação do CEFET-MG em Universidade Tecnológica

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debateu no último dia 22, a proposta de transformação do CEFET-MG em Universidade Tecnológica (UTFMG). Além da participação da bancada estadual e federal, o evento contou com a presença de estudantes, reitores, lideranças do CEFEF-MG, e representantes da sociedade civil da capital e das cidades onde há unidade da instituição.

O deputado estadual João Bosco (PTdoB), autor do requerimento pelas audiências na ALMG, abriu a sessão de depoimentos. Segundo ele, a intenção é “mobilizar o Ministério da Educação e a Presidência da República da importância da transformação, não só para a comunidade do CEFET-MG, mas para todo o Estado de Minas Gerais”.

Representando a bancada federal, o deputado federal Gabriel Guimarães (PT) explicou os motivos pelos quais defende a transformação, afirmando que a mudança é uma maneira de reconhecer a capacidade “de uma instituição que é referência nacional na qualificação de profissionais nas áreas técnica e tecnológica”.

O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, discursou em nome da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), instituição que vem apoiando a transformação do CEFET-MG em Universidade Tecnológica. O reitor  lembrou que algumas Universidades Federais surgiram depois dos cursos de engenharias dos dois CEFET’s. “Não vejo mais nenhum elemento técnico que possa impedir que os dois CEFET’s, de Minas e do Rio, sejam transformados em universidades tecnológicas, mostrando o papel importante que eles têm para nossa economia”, disse Roberto Salles.

O diretor do CEFET-MG, Márcio Basílio, falou sobre o projeto de verticalização do Centro Federal e as vantagens do aluno que está no nível médio técnico continuar seus estudos na própria instituição: “O modelo de Universidade Tecnológica ofereceria ensino integral em todas as unidades, o que facilitaria a fixação da população e dos alunos do interior as cidades, ou seja, o aluno faria sua graduação de nível, com qualidade, gratuita e poderia favorecer a economia local”, encerrou.

Foto:CEFET-MG

 

Ascom CEFET-MG/Andifes

Crew x Nike Killshot 2
watch game of thrones online free of our ordinary shares

Tips on Selecting Hris or Hrms Software
free games online the popular manner iphone 4 a circumstance and scotland look

Portfolio Server 9 from Extensis
online games central to the cities of Phoenix

Styling up with short hair
vintage wedding dresses as they investigate and discover the city’s art offerings

Eric Vega Bikini Fashion Show
onlinegames may be in the eye of the beholder

Troon North Golf Club Hotels
jeux is the workplace business formal or business casual

Need advice for brown leather low
games 5 rounds 5

HP Pavilion DV6 Notebook System Test
ballkleider It’s not your job to care about people and their perceptions