Declaração de Brasília

As instituições que compõem o Conselho Diretivo do Espaço Latino-Americano e Educação Superior do Caribe (ENLACES), reunidas em 22 de maio de 2019 na Universidade de Brasília, tornam pública sua grande preocupação com o que entendem como ações que ameaçam o sistema público de ensino superior e o sistema tecnológico científico do Brasil.

O Brasil tem um sistema de ensino superior público reconhecido pela qualidade da formação de graduados e pós-graduados, pela força de seu sistema científico-tecnológico e inovador e compromisso com a realidade socioeconômica do país mais habitado da região.

O conhecimento é hoje um bem precioso para as sociedades promoverem crescimento econômico e social e a prosperidade de seus habitantes. Os governos da região devem entender a necessidade de torná-lo uma ferramenta capaz para resolver os enormes problemas estruturais, como declarado pela Conferência Regional de Educação Superior de 2018 (CRES 2018), a concepção da Educação Superior como um bom social e público, um direito humano e uma responsabilidade dos Estados.

Consequentemente, estamos profundamente preocupados com as medidas de sub-financiamento de instituições públicas de ensino superior e agências ciência e tecnologia, bem como com ações destinadas a limitar o exercício da autonomia universitária.

ENLACES é solidário com as ações promovidas pelas autoridades, estudantes, professores e trabalhadores, em defesa do Ensino Superior público, o desenvolvimento ciência tecnológica e o bem-estar de nossos habitantes.

BRASÍLIA, MAIO DE 2019

ENLACES DECLARACION BRASILIA