Definido cronograma de avaliação da educação superior em 2009

Foi divulgado no dia 28 de janeiro o cronograma com as primeiras Instituições de Ensino Superior (IES) e cursos que serão avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ MEC) neste ano. O cronograma de avaliação compreende a avaliação institucional externa, a avaliação para renovação de reconhecimento de curso (das áreas avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Enade – em 2007) e avaliações para os processos de autorização de cursos de Medicina e Direito.

Para definir as 60 instituiç&otild! e;es desse primeiro grupo, foram levados em conta os cursos avaliados no Enade de 2007 e que também estão em processo de renovação de reconhecimento. O objetivo é garantir, ainda no primeiro semestre de 2009, os resultados do primeiro ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A avaliação institucional é uma das três dimensões do Sinaes, que compreende ainda a avaliação de cursos e de estudantes, o Enade. A avaliação externa é realizada por comissões designadas pelo Inep e tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e no relatório das auto-avaliações, que deve ser feito anualmente. Além disso, esses relatórios devem estar inseridos no sistema eletrônico do! Ministério da Educação. A partir do dia ! 8 de mar ço, as IES do primeiro grupo começarão a receber visita dos avaliadores.

A novidade na avaliação externa é que o cronograma trará, a partir de agora, a relação nominal das IES. "Esse novo procedimento vai tornar o processo cada vez mais transparente e vai permitir que as instituições conheçam a composição de cada grupo de avaliação no momento da sua divulgação", explica a diretora de Avaliação da Educação Superior, Iguatemy Lucena.

No caso dos cursos a serem avaliados, os que estão em processo de renovação de reconhecimento nas áreas avaliadas pelo Enade em 2007, foi observado o princípio de reciprocidade das ações avaliativas entre IES e cursos. A renovação de reconhecimento ocorre no caso dos cursos que já foram autoriz! ados e reconhecidos, mas precisam, depois de um determinado período, renovar esse processo.

Para Medicina e Direito, a ordem para a composição do primeiro grupo de 2009 considerou a entrada dos respectivos processos de autorização, como já vinha sendo feito pelo Inep desde o ano passado.

A previsão é que, até junho deste ano, o Inep possa apresentar os primeiros resultados do Sinaes.

Assessoria de Imprensa do Inep